TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO CULTURAL DAS ARTES - PUC GOIÁS

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.914 Palavras (28 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA

ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF

TRABALHO DE CONCLUSÃO 1 – TC1-2013/2

ORIENTADOR: MARCOS SALES GEBRIN

CENTRO CULTURAL DAS ARTES -  PUC GOIÁS

Proposta Teórica/Conceitual e Alternativas de Apropriação Espacial e de Partido Urbano/Paisagístico/Arquitetônico

 ANDRÉ LUIZ DE JESUS DA MATA

artdecor2@hotmail.com

GOIÂNIA

SETEMBRO 2013

  1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo cumprir com as exigências da disciplina TC1 (Trabalho de Conclusão de curso 1), onde a temática está ligada a cultura, educação e lazer e cujo o tema é “Centro Cultural das Artes PUC Goiás”.

Antes da concepção de qualquer projeto se faz necessário um conhecimento sobre o tema e a temática a serem tratados.

  1. TEMÁTICA

Cultura

A formação do ser humano é o objetivo principal da educação, com o intuito de muni-lo de conhecimentos que o integrem consigo mesmo, com os outros e com mundo. As ações pelas quais o homem se conhece, se expressa e se realiza constituem sua cultura.

 Abordando a moderna concepção antropológica de cultura, na qual a ênfase está nas relações sociais e não especificamente nos objetos materiais, como sugere José R. Gonçalves (2005), o Centro Cultural das Artes PUC Goiás deverá ser um espaço onde a cultura está sendo construída, produzida, mostrada e transformada por indivíduos que tecem suas redes de significados e constroem suas histórias e seus referenciais (AZEVEDO, 1999 apud ALMEIDA, 2003).

Educação

 Segundo Piaget: “Educar seria estimular a estruturação de formas de ação (motora, verbal e mental) cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis, com a finalidade de extensão progressiva do organismo”.

Para Piaget a educação tem importância fundamental no desenvolvimento humano, podendo gerar homens criativos e descobridores.

Lazer

O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias) 

  1. TEMA: Centro Cultural das Artes PUC-Goiás

Primeiramente o tema “Centro Cultural”, se caracteriza como um espaço de convivência, onde as diversas formas de manifestação da cultura se articulam, onde são oferecidos cursos profissionalizantes, oficinas educativas, de artesanatos, palestras, exposições, cursos de teatro e dança etc. Se constituindo como um espaço de fomento da cultura, através do qual os sujeitos interagem entre si e com a cultura local, nacional e mundial. 

O tema proposto foi direcionado a Universidade PUC Goiás, que foi fundada em 17 de outubro de 1959 pela Sociedade Goiana de Cultura, a PUC Goiás é a mais antiga universidade do estado, precedendo a Universidade Federal de Goiás em dois meses. É uma universidade privada dirigida por uma organização Católica onde são agregados valores religiosos ao ensino superior. Por questões de apreço a esta entidade, que se envolve em grande parte nas questões culturais da Cidade de Goiânia, como a Sociedade Goiana de Cultura (SGC) entre outras, e por ter conhecimento da atual realidade da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) mediante entrevista com o Assessor de Produção Cultural, Levy Silvério da Silva Junior que afirmou ter grandes perspectivas em relação ao trabalho na instituição na cidade e quiçá no País e até fora dele. Se faz importante um projeto como este.

Atualmente, vive-se em uma época em que a questão de preservação da memória e da cultura é bastante debatida e valorizada, tratando-se de um fenômeno tanto nacional como internacional, pois reflete todo o processo de globalização. Os espaços dedicados à preservação da história e também das manifestações culturais e artísticas vêm ganhando cada vez mais espaço, alcançando grandes destaques nas políticas de Estado.

Em Goiás um grande exemplo desta prática é o incentivo que o Governo Federal está dando para a implantação de um Sistema Estadual de Cultura, que está sob orientação do Ministério da Cultura (MinC). Este Sistema visa suprir uma grande demanda historicamente reprimida de formação técnica da área cultural.

  1. JUSTIFICATIVA E DIRETRIZES CONCEITUAIS

O desenvolvimento de uma ideia para a concepção do Centro Cultural das Artes PUC Goiás tem não apenas o apreço da conceituada importância das atividades artísticas na formação do ser humano, porque trata-se de uma questão pessoal, mas a certeza de que um Centro Cultural desse refere-se à inquestionável atenção na formação cultural da sociedade.

Atualmente a Coordenação de Arte e Cultura (CAC) que coordena e apoia atividades culturais que se desenvolvem na PUC Goiás, como: núcleos nas áreas de Teatro, Música, Dança, Artes Visuais, entre outros, passa por grandes problemas de espaço físico. Apesar de boa intenção didática, a instituição está locada de forma improvisada sob da Paróquia Universitária São João Evangelista, na área 2 da PUC-GO, apresentando instalação pequena, com pouca ventilação e iluminação natural. Esta falta de espaço físico faz com que algumas oficinas sejam ministradas em outros locais pertencentes à PUC-GO, mas não pertencentes à coordenação.

Atualmente a PUC Goiás está construindo um novo Centro de Convenções no Campus II, imediações do Parque Atheneu. Com uma área total de 50 mil metros quadrados (m²) entre construção e estacionamento, este oferecerá um grande espaço para exposições e teatro. Com a criação do Centro Cultural das Artes PUC Goiás, que será concebido para agregar às artes as discussões sociológicas, filosóficas etc, para ser mais do que um ambiente de visitação e apreciação - entretenimento, mas de discussão e desenvolvimento dotado de interface com as comunidades – universitária, profissional, popular e quão mais forem possíveis, a Universidade ganhará mais força perante a cultural nacional. Com isto estará dando mais um paço de reconhecimento diante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (651.4 Kb)   docx (436.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com