TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desempenho Morfológico dos Lugares

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 5

Referência bibliográfica

KOHLDORF, Gunter; KOHLDORF, Maria Elaine. As discussões conceituais. In: Ensaio sobre o desempenho morfológico dos lugares. Brasília: FRBH, 2017.

Resenha crítica

O texto, retrata o desempenho morfológico dos lugares mostrando o quanto ele é mais complicado no âmbito acadêmico do que no senso comum. Ademais, também cita alguns conceitos como o do trabalho que é caracterizado por uma atividade humana e é realizado com intenção ou objetivos, além do conceito de produtividade que se caracteriza por artefatos ou produtos, o conceito de excedente que significa o desenvolvimento das sociedades humanas, o conceito de projeto que é um momento de criação e avaliação e a definição de lugar que é um espaço apropriado pelas sociedades. Além disso, o texto define a arquitetura como um espaço socialmente utilizado, e como uma situação relacional e dimensional, e por fim conclui a arquitetura como sendo uma ciência, arte, matéria, ideia, produção, beleza, utilidade. Outrossim, também aborda a visão de mundo (Weltanshawng) nele contendo o mundo das ideias e o mundo material. Abordando um tema muito importante que abrange o desempenho morfológico dos lugares que é pouco explicito nos discursos de arquitetura e urbanismo.

A obra Ensaio sobre o desempenho morfológico dos lugares foi escrita por Gunter Kohlsdorf e Maria Elaine Kohlsdorf com o intuito de mostrar a importância desse assunto na arquitetura e urbanismo. Este livro foi feito em Brasília e publicado em 2017 na editora FRBH.

. A escritora Maria Elaine Kohlsdorf possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967), especialização em Configuração Urbana e Planejamento Urbano pela Universität Stuttgart (Alemanha, 1971-1974), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1979) Professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Euro-Americano de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com destaque em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas: percepção do espaço, configuração e morfologia urbana, teoria e metodologia aplicadas ao projeto de espaços socialmente utilizados. O escrito Gunter Rolan Kohlsdorf Spiller marido de Maria Elaine possui graduação em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura - Montevidéu(1968), especialização pela Universitat Stuttgart(1970) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília(1995). Arquiteto e Urbanista do GDF TOPOCART. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo

O capitulo possui 46 páginas e está dividido em quatro subtítulos: 1.1 Conceitos fundamentais na abordagem do desempenho dos lugares que fala sobre o conceito de trabalho, produtividade, excedente, lugar, espaço, meio ambiente, materialização de expectativas sociais e o pensar e o fazer; 1.2 O espaço na estrutura que cita vários conceitos de arquitetura feito por filósofos e sociólogo e projetos na arquitetura; 1.3 Por um conceito abrangente de arquitetura fala sobre a arquitetura em sua situação relacional; 1.4 Conclusões parciais mostra uma definição de arquitetura e as notas de sua teoria.

Em primeiro plano, o texto fala sobre o desempenho morfológico dos lugares e propõe aceita-los como situações que afeta e, assim, possibilita ou não o bem estar, mostra que a relevância desse desempenho é indiscutível, pois a vida se decorre em lugares desde o início da vida do homem envolvidos por complexidades, proporções, cores, texturas, lugares fechados, abertos, grandes, pequenos de uma forma que esse abrigo o acolha. Este cita que o espaço público centraliza um grande parte do urbanismo.

Adiante, quando se vive em um lugar ele é conhecido e avaliado, com o desejo de ser melhorado e esse sonho de viver melhor constitui um lugar com ou sem um arquiteto. A arquitetura e urbanismo dão condições de relacionamento entre os indivíduos, pois a produção do local acaba trazendo vínculos sociais feitos em seu interior, articulando uma sociedade consagradamente diferenciada. O trabalho é caracterizado como atividade humana determinada por intenção ou objetivos, sendo a capacidade do homem de transformar a natureza e produtos humanos de modo intencional.

Ademais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com