TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico e estudo de caso

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Infantil em Pamplona

Arquiteto: Larraz Arquitectos

Local: Pamplona, Navarra, Espanha

Colaborador: Juan Miguel Garcia, Arquiteto

Arquitetos Técnicos: Atec Aparejadores (topógrafos)

Engenharia: Naven Ingenieros

Estrutura: FS Estructuras

Construtor: HNV

Cliente: Prefeitura de Pamplona

Área do Projeto: 1519 m²

Ano do Projeto: 2009

Fotografias: Iñaki Bergera

O impressionante potencial adquirido pelas crianças nos seus primeiros anos de vida nos leva  a pensar profundamente sobre a responsabilidade de projetar uma escola primária. Acreditamos firmemente no valor pedagógico da arquitetura e a sua capacidade de gerar espaços onde, em combinação com uma adequada tarefa educacional as crianças possam crescer e se desenvolver  de maneira estimulante, atraente e de um modo seguro durante seus primeiros três anos.

O edifício está localizado no lado Noroeste do novo bairro do Buztintxuri (Pamplona) com uma área que inclui três edifícios públicos adicionais.

Foto

O eixo principal do enredo está em uma direção norte-sul. A orientação oeste, onde esta colocada a entrada principal, é perturbada pelo alto ruído de tráfego gerado no anel externo nas proximidades muito utilizado. A fachada oeste atua como uma divisa com o lote adjacente.

Baseado nessas circunstancias nós decidimos por organizar a construção em uma série de quatro corpos paralelos em que as áreas vazias e as totalmente construídas são alternadas.

O primeiro corpo, acomodando administração e serviços, está colocado no lado oeste do publico exterior, e realiza um papel de filtragem contra o ruído externo. O acesso ao edifício através da entrada principal leva a uma das bordas deste primeiro corpo: um conservatorio coberto e um pequeno jardim estão localizados nesta área com a finalidade de dignificar a forma.

Foto

O espaço central aberto tem intensa iluminação natural através de uma clarabóia claramente emergindo sobre o resto do edifício. Isso gera um espaço de pé direito duplo que liga o edifício como um todo: o corredor ou ponto de encontro que fornece acesso aos diversos módulos de ensino. A linearidade deste espaço é interrompida pela cozinha e a oficina central que vai tentar chamar a atenção das crianças.

O terceiro corpo contém as áreas infantis, agrupadas em quatro modulos de acordo com a idade das crianças. Em cada modulo, uma integração exelente entre salas de aula, oficinas, refeitórios, banheiros e quartos é pensada, a fim de garantir tanto a ventilação quanto a iluminação natural adequada para todos os quartos.

Foto

Por fim, o quintal externo é pensado como um prolongamento do espaço das salas de aula, através da abertura das grandes janelas. Um beiral de dois metros permite a circulação coberta, ao mesmo tempo que proteje as salas de aula do sol de verão. A orientação do quintal garante, não apenas a presença do sol no interior do edifício, mas também a privacidade desejada tentando evitar o tráfego externo. O uso de diferentes cores e texturas (concreto, borracha, pedras, grama e área arborizada) nos permite criar espaços de jogos sugestivos e variados para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com