TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAR PARA VIDA OU PARA O TRABALHO?

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

PEDAGOGIA

INGRID HUEND O.S. AZEVEDO

EDUCAR PARA VIDA OU PARA O TRABALHO?

Viçosa

2015

INGRID HUEND O. S. AZEVEDO

Viçosa

2015

EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico - Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Cientifica.

Professores: Prof.ª Andressa Aparecida Lopes, prof.ª Edilaine Vagula, prof.ª Edineia de Cassia Santos Pinho, prof.ª Fabiane muzado, Prof. José Adir Lins Machado, prof ª Mari Clair Moro, prof° Reinaldo Nishikawa, prof ª Taise Nishikawa.

SUMÁRIO

1 .INTRODUÇÃO 5

2 .DESENVOLVIMENTO 5

3 .CONCLUSÃO 8

4 .REFERÊNCIAS 9

1. Introdução

Este trabalho tem como finalidade mostrar, que o ensinamento é dado desde as pré-escolas, e levamos para a vida toda, incluindo o mercado de trabalho, onde estaremos aptos a interagir no mercado e na sociedade a partir da formação adquirida na escola, e também, mostrar o desenvolvimento de uma reflexão filosófico-educacional sobre a condição da educação como pratica mediadora da existência histórica dos homens, explicitando seus desafios e compromissos diante da sua situação concreta no contexto social.

O texto busca mostrar onde nasceu a arte de ensinar e como eram passados os ensinamentos, falando onde e quando começou a educação, as mudanças ocorridas desde a idade antiga, passando pela idade media ate a chegada da idade moderna.

2. Desenvolvimento

As escolas, em sua forma original, educavam os indivíduos para terem honra, caráter e serem formadoras de suas próprias opiniões, “serem pessoas de bem”.

Já nos dias de hoje, as escolas preparam seus alunos para que tenham uma boa profissão e sejam bem remunerados resultando em sucesso financeiro, por isso vemos pessoas de boa formação escolar com suas virtudes mudadas, interpretando sucesso acadêmico como sucesso financeiro.

A educação se inicia de forma crítica e consciente na Grécia antiga, com o uso do conhecimento sistematizado que era imposto na formação de indivíduos completos, fisicamente, moral e intelectualmente conseguindo transformar o meio em que vive através do conhecimento adquirido.

Naquela época o acesso à educação era permitido apenas aos homens nobres. Homero entendia que para o homem ter Arete ele teria de ser destemido tendo bravura militar, também sendo cortes e cavalheiro, Arete era atributo próprio dos homens que pertenciam à nobreza, pois o homem comum não possuía tais características.

O homem tinha Arete tendo reconhecimento de seu valor pela sociedade quando realizava ações de honra a pátria, tendo a honra como mais importante que o dinheiro.

Para Aristóteles a Arete tinha como troféu a honra, a Arete para ele seria uma autoestima elevada: o homem abandonar seu dinheiro e seus bens, sacrificar seu físico honrando a pátria e defender seu amigo cumprindo assim suas ações de heroísmo, em Platão, para o homem buscar a imortalidade, deveria abandonar o dinheiro e os bens.

Na idade media, os indivíduos adquiriam aprendizado através das experiências vividas em sociedade e posteriormente trocadas entre si, baseando o conhecimento de fato na pratica e no dia a dia.

Na idade moderna já não é mais necessário vivenciar as teorias que, passam a ser umas das formas mais utilizadas para transmitir o aprendizado, nem tudo o que é ensinado por uma pessoa, foi realmente vivido por ela.

O texto busca mostrar onde nasceu a arte de ensinar e como eram passados os ensinamentos.

No decorrer dos séculos houve mudanças na forma de educar, de passar os ensinamentos, essas mudanças se deram da idade antiga, para a média e para a moderna. Na idade antiga a educação era passada pelos mais velhos, ou matriarcas, para a família e o que era por ele dito se fazia verdade e transformando em ensinamento.

Na idade media a forma de transmitir a educação era por meio de experiências vividas em sociedade e trocadas entre os indivíduos que a constituía, ou seja, o pratica do dia a dia se fazia ensinamento.

Na idade moderna os métodos de ensino utilizados não são os mesmos dos séculos passados, hoje são usadas as teorias para ensinar, estas não são necessariamente vindas de experiências vividas por alguém ou de algo que foi passado de geração em geração, mas sim de experimentações, observação, critica, entre outras formas de contestar algo pré-estabelecido, para se chegar o mais próxima da verdade, assim se fazendo ensinamento.

Tudo foi se modificando de forma geral com o passar dos séculos e variando de lugar para lugar, e esse processo de evolução não foi diferente com a educação que mudou a forma de se transmitir o conhecimento.

Os primeiros indícios sobre a construção do conhecimento aconteceu na Grécia antiga, sendo os gregos os primeiros a perceberem que a educação deveria ser construída e não apreendida de forma mística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com