TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Escola

Por:   •  19/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

JUIZ DE FORA

2021

Ana Carolina Lacorte de Assis – 01550008537

Clarissa Silva Bruno – 01550008393

Matheus Nunes Lhamas Rezende – 01550008471

ESTUDO DE CASO ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICSUM, sob orientação da professora Fernanda Pomarico.

JUIZ DE FORA

2021

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise direta e completa de um estudo de caso feito ao longo do período do curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto de Arquitetura. Para realizar tal estudo, foi escolhida a Escola SESC, localizada na cidade do Rio de Janeiro – Brasil. A seguir será apresentado o processo de como foram integrados estes conhecimentos.

Sumário

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        4

LOCALIZAÇÃO        5

Cidade        5

Bairro        5

Implantação/Ficha técnica        6

A ESCOLA        8

MATERIAIS UTILIZADOS        10

Aço        10

Concreto        10

Vidro        11

Tijolinho        12

Painéis metálicos de proteção solar        13

ACESSOS        13

FLUXOGRAMA        14

SETORIZAÇÃO        15

PROJETO ARQUITETÔNICO        17

Alojamentos        17

Biblioteca        17

Restaurante        18

Salas de aula        19

Ginásio        20

Teatro        20

AMBIENTE EDUCACIONAL        21

CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

A educação de qualidade é um tema recorrente no Brasil há décadas. Ainda em 1950, o então governador da Bahia, Anísio Teixeira, defendia a ideia de que o Estado deveria criar oportunidades a fim de que crianças e adolescentes passassem pela experiência de vivenciar um modo de vida democrático e, assim, teríamos uma sociedade mais democrática. Através do conceito de educação formalizado por John Dewey, o qual desenvolveu a teoria sobre a reconstrução da experiência, Anísio idealizou a “pequena universidade infantil”, fundando, em Salvador, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

O Centro Educacional, conhecido como Escola Parque, seria constituído de dois setores: o de instrução, no qual os alunos teriam as disciplinas convencionais e setor da educação, no qual teriam as chamadas “atividades socializantes”, como teatro, música e dança. As atividades ocorreriam em tempo integral e a escola ainda foi construída para abrigar, inicialmente, 5% de seus alunos em regime de internato.

A Escola Parque de Salvador, inaugurada ainda em 1950, serviu de exemplo para suas sucessoras, como os CIEPs, dos anos 1980, no Rio de Janeiro, cujo projeto educacional foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e o objetivo era democratizar o ensino através de uma educação de qualidade, oferecida às crianças de classes menos abastadas em um período letivo de oito horas diárias.

A Escola SESC de Ensino Médio, inaugurada em 2008, sendo sucessora não apenas dos exemplos nacionais citados anteriormente, mas também de exemplos internacionais, através de visitas a instituições nos Estados Unidos e em Cuba, nos quais as escolas de ensino médio funcionam, também, em tempo integral. Estas referências externas influenciaram tanto a definição das diretrizes pedagógicas da escola, como na escolha do projeto arquitetônico, realizado através de um concurso, o qual falaremos mais adiante.

LOCALIZAÇÃO

Cidade

A Escola SESC de Ensino Médio é localizada na cidade do Rio de Janeiro, a segunda maior do Brasil, com mais de 6 milhões de habitantes, a cidade fica no litoral e já foi a capital da federação. É consolidada como o maior destino turístico do país, tanto de visitantes nacionais como internacionais. Sua paisagem cultural urbana ganhou o título inédito concedido pela UNESCO como Patrimônio Mundial, se consagrando como a primeira área urbana do mundo a ter recebido o reconhecimento universal pela sua paisagem, em julho de 2012.

Figura 1 – Vista aérea parcial da cidade do Rio de Janeiro.

[pic 2]

Fonte: CAU/BR

Bairro

Nossa escola em estudo se localiza mais precisamente no jovem bairro da Barra da Tijuca, cujo desenvolvimento tardio se deveu ao fato de ser uma área extremamente alagadiça, dificultando o plantio, se tratando de um imenso areal. Só a partir dos anos 1970, quando o então governador Negrão de Lima contratou o arquiteto e urbanista Lúcio Costa para elaborar o projeto paisagístico da região, que a Barra começou a se desenvolver e atrair investidores e moradores. Sendo, atualmente, um bairro que integra uma grande área comercial, com shoppings e prédios modernos, com a natureza, com praias e seis parques ecológicos.

Figura 2 – Bairro da Barra da Tijuca- RJ.

[pic 3]

Fonte: Diário do Rio

Implantação/Ficha técnica

A implantação se deu na Avenida Ayrton Senna (figura 3), uma das principais vias da região, em um terreno com área de 130.000 m² (figura 4). A escola possui 55.000 m² de área construída, sua construção foi iniciada em 2007 e a inauguração se deu em 19 de fevereiro de 2008, cujo projeto foi realizado pelo escritório Índio da Costa Arquitetura.

Figura 3 – Entrada da escola pela Avenida Ayrton Senna.

[pic 4]

Fonte: Arquivo Técnico – 29/03/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com