TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha El clima como factor modificante

Por:   •  4/10/2018  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: PAULA SAYURI YAMAMOTO         31744389

  1. BIBLIOGRAFIA: GONÇALVES, Joana Carla Soares; VIANNA, Nelson Solano. Capítulo 2 - Arquitetura e Clima in Iluminação e Arquitetura.Ed. Geros Arquitetura, São Paulo, 2007.
  2. 5 palavras chaves: Homem, Clima, Arquitetura, Radiação e Conforto.

  1. Resumo:
    Para o desenvolver um projeto arquitetônico com o máximo de aproveitamento da radiação solar, é necessário considerar as condições micro e macro climáticas da região de implantação. É determinante de todos os fenômenos climáticos da terra, e por isso deve ser estudada em todos os casos para que nos aproximemos de uma vida mais digna e humana, sem lutar contra a natureza. Ela determina o aquecimento da atmosfera ao redor do homem, e através da evaporação da agua, determina a pressão atmosférica que influencia na formação de chuva e ventos.

Deve-se seguir os 3 passos para a efetuação de um projeto: conhecimento do clima, analise das exigências humana, e equilibro entre os dois primeiros passos.

A luz natural deve ser recebida de maneira adequada a cada tipo de clica e local, pois ao redor do mundo, ela varia muito.

Deve-se considerar a qualidade do ar local, pois a poluição reduz a quantidade de luz recebida. Da mesma forma, deve-se considerar as condições típicas de ceu da área de implantação.

  1. Citações: 5 frases mais significativas
    “A Arquitetura como uma tentativa de dar à habitação do homem as melhores condições para tal, respeitando as características físicas e climáticas do lugar onde se encontra, protegendo-o das condições naturais mais desfavoráveis, dos excessos de chuva, sol, ventos, frio e umidade.” (p. 11)

“Podemos imediatamente detectar nessa relação fundamental um contato íntimo com três das subáreas que compõem a área do Conforto Ambiental: Iluminação, Conforto Térmico e Ventilação Natural.” (p. 13)

“Para que as condições de conforto sejam atingidas, a construção tem de oferecer ambientes favoráveis do ponto de vista do controle da radiação solar, umidade, temperaturas dos ar e ventilação.” (p.14)

“Uma incorreta adequação da arquitetura ao clima sob o ponto de vista das soluções construtivas, faz com que, na quase totalidade dos casos, qualquer alteração necessária seja economicamente mais custosa. “ (p.14)

“Enfocando as características físicas de densas áreas urbanas, divisões rígidas e padronizadas de loteamentos e traçados urbanos, que raramente consideram a orientação solar e o direcionamento dos ventos (agentes de importante definições dos microclimas junto aos edifícios), restam poucas alternativas e flexibilidade para a implantação do projeto.” (p. 23)

  1. Ideação

O homem, o clima e a arquitetura são um conjunto, que mantém uma relação de equilíbrio que favorece a vida humana, econômica e geográfica de onde se insere.

  1. Conclusão

A tríade homem-clima-arquitetura constitui um elo fundamental para a arquitetura: “A arquitetura como forma de dar à habitação do homem melhores condições para tal, respeitando as características físicas e climáticas do local onde se encontra, protegendo-o das condições naturais mais desfavoráveis, dos excessos de chuva, sol, ventos, frio e umidade.”

É preferível adequar-se ao meio a enfrentá-lo. As tecnologias devem...

  1. Considerações finais

         O texto tem bons exemplos que ilustram muito bem as ideais do textos.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com