TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

NÚCLEO DE ENSINO À DISTÂNCIA (NEaD)

DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS

PROFESSORA VANESSA JANISZEWSHI

Atividade virtual do segundo módulo: Resenha crítica baseada no texto ‘Faça a coisa certa’ e nos conteúdos vistos nesta disciplina

Aluno(a): Adryelly Taysa de Araújo Falcão

Não é um fato novo dizer que as empresas enfrentam desafios na sua trajetória como a concorrência, globalização, rentabilidade, lucratividade, entre outros fatores que realmente são difíceis de lidar quando não há uma inteligência superior capaz de processar todas essas informações, fazer uma análise sobre elas e auxiliar a gestão na melhor tomada de decisão, isto é, traçar melhores estratégias e dessa forma poder alcançar resultados positivos.

Seja ume empresa de pequeno, médio ou grande porte, adquirir um software de gestão o empreendimento significa um ganho extraordinário de tempo, agilidade, economia, e outras diversas vantagens, pois precisamos enxergar os sistemas como investimentos para a organização como um todo. Não é tão simples se deparar com os altos cultos quando as empresas estão implantando um software, no entanto, esses custos são necessários frente aos benefícios diretos que ele proporciona a instituição como um todo, setor por setor, que são um maior controle de dados, melhor faturamento, agilidade e confiabilidade.

Vivemos num cenário de extrema competitividade entre as empresas que, em especial as corporações gigantescas, encontram um concorrente de uma hora para outra com o triplo da sua agilidade e eficiência, fazendo reduzir de forma significativa o valor do seu negócio. Portanto, é de extrema importância que para se manter influente no mercado, é necessário sim fazer investimentos em sistemas de gerenciamento, ERP, sistemas do tipo Big Data, Business Inteligence, entre outros, pois certamente não vão querer ficar para trás e cair no esquecimento.

No caso da Business Inteligente, essa tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão. Sistemas de apoio à Decisão (ou suporte à Decisão) costumam combinar diversas dessas técnicas, métodos e ferramentas para suportar a Inteligência do Negócio. Outros exemplos são o Data Mining (mineração de dados), que compreende a descoberta de padrões úteis em Bases de Dado, e a Data Warehouse que é uma ferramenta para repositório de dados.

Cada vez mais nossas atividades envolvem o uso dos sistemas e o cruzamento das informações. Com o avanço tecnológico, os computadores, por exemplo, aumentaram a sua capacidade de captação, análise e interpretação de informações, é um grande cérebro em forma de máquina, o que pode até perigoso, pois se não usado corretamente, acaba meio que se tornando invasivo e as nossas informações poderão ser espalhadas pelo mundo todo em apenas alguns segundos. De fato, não estamos seguros ao realizar uma simples pesquisa na internet, porque surgem anúncios relacionados ao assunto pesquisado, que por vezes acaba nos expondo.

No entanto, a tecnologia da informação está em alta e cada vez mais aperfeiçoada. As pessoas e empresas que fazem investimentos em TI para a otimização do seu negócio, é com certeza, se prevenir contra possíveis riscos futuros e conquistar resultados satisfatórios e impressionantes. Captar as informações de maneira ágil, precisa, processá-las e direcionar os tomadores de decisão é primordial para o alcance dos interesses institucionais e gera um valor imensurável ao empreendimento.

Um ser humano não faria esse papel de forma tão eficiente como os sistemas, por isso a importância da implantação de softwares específicos que venham ajudar as empresas na coleta, organização e interpretação dos dados, na análise das múltiplas variáveis, uma a uma, pois uma só variável incorreta pode comprometer toda a interpretação. Porém, nem sempre essa implantação é tão simples. Pode acontecer o fato de uma mudança de legislação, ou outro tipo de imprevisto. A pessoa encarregada (técnico) deve ser responsável por todo o projeto, bem como seguir todas as etapas da implementação do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com