TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA DE COSMÉTICOS VITAL CARE

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5

2.1 Passo 1 ................................................................................................................ 5

2.2 Passo 2 ................................................................................................................ 6

2.3 Passo 3 ................................................................................................................ 6

2.4 Passo 4 ................................................................................................................ 7

2.5 Passo 5 ................................................................................................................ 8

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 11

1. INTRODUÇÃO

Fomos contratado para contribuir com a Empresa de Cosméticos Vital Care, no planejamento de um projeto de lançamento de um novo produto no mercado, um álcool gel - que apresenta proteção à saúde e à integridade física do consumidor -, com a finalidade de aproveitar a demanda existente de mercado gerada pela Pandemia do Covid-19.

Com a responsabilidade assumida, procuramos verificar se esse novo produto, o Álcool Care - idealizado pela Empresa -, teria aceitação no mercado, analisando os concorrentes e verificando os riscos envolvidos, e da mesma forma procurando saber o quanto e como produzir, para que se evite que o projeto seja prejudicado ou mesmo fracassado no seu intento.

Na sequência, analisamos a parte financeira do projeto, a que se refere a custo, financiamento e rentabilidade, a parte sobre recursos humanos e quais ferramentas de gestão e controle necessitaríamos para o desenvolvimento do produto, e ainda, a melhor estratégia para definir o seu preço de venda e maximizar o lucro da Empresa, sem deixar de definir o início do projeto e o dia do lançamento do produto.

Com tudo nos devidos lugares e com a máxima atenção, para que o projeto tenha sucesso, voltamos a nossa preocupação para que o álcool gel da Vital Care atenda a todas as normas de saúde e respeite o consumidor, e, não medimos esforços para que não seja burlada as exigências da legislação e nem, que se produza publicidade de ordem apelativa, ou, que venha explorar o medo e a superstição dos pretensos consumidores.

Por nossa conta também ficou a elaboração de um relatório evidenciando as principais características do mercado - o qual a Empresa Vital Care está inserida -, e a responsabilidade de encontrar o preço de venda do Álcool Care, apresentando a sua competitividade no mercado e o que pode render para a Empresa, além de determinar a viabilidade econômico-financeira do lançamento do produto no mercado consumidor, por meio do Valor Presente Líquido (VPL).


2. DESENVOLVIMENTO

A Empresa de Cosméticos Vital Care, devido a Pandemia do Covid-19, precisou se reinventar para poder continuar atendendo uma grande parcela do mercado consumidor, a qual é detentora, e respeitando as normas criadas de isolamento social, procurou atuar em campanhas de conscientização, em aumentar suas vendas on-line, investindo significativamente no processo digital, para que dessa forma, poder manter a sua lucratividade.

Produtora de diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal, percebeu uma oportunidade de que durante a Pandemia do Covid-19, poderia lançar um novo produto de qualidade no mercado e se prontificou em estudar o lançamento de um álcool gel, de forma rápida, para poder acompanhar a demanda crescente existente no momento.

Para realizar o que se propõe, a Empresa Vital Care, nos contratou para auxiliar no seu intento e para que tenhamos o entendimento do lançamento do álcool gel, vamos interpretar 5 passos que consideramos essenciais:

2.1 Passo 1:

1. Caso a Vital Care não siga as recomendações do gestor e das normas de saúde, fabricando, comercializando e divulgando o álcool gel com concentração de etanol diversa da indicada na embalagem (informando ser de 70%, enquanto, na realidade, era de apenas 50%), estar-se-á diante de uma publicidade enganosa ou abusiva? Explique.

R. Sim, nesse caso específico, está diante de uma publicidade enganosa, pois está descumprindo o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor, que define como enganoso esse tipo de procedimento, por induzir em erro o consumidor, principalmente, a respeito da qualidade e da quantidade do produto.

2. Na hipótese de a Vital Care veicular propagandas e ofertas explorando o medo dos consumidores, mostrando, por exemplo, diversas pessoas contaminadas pelo Covid, de forma sensacionalista, no sentido de estimular o consumo do álcool gel, estar-se-á diante de uma publicidade enganosa ou abusiva? Explique.

R. Sim, neste caso, está diante de uma publicidade abusiva, por estar desrespeitando o que estipula o parágrafo 2º, do Art. 37, do CDC, induzindo o consumidor a consumir o seu produto.

3. O fornecedor responde por eventuais danos decorrentes de publicidade enganosa ou abusiva? Explique.

R. Sim, a legislação diz que aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo, entretanto, o fornecedor, mesmo que não tenha sido o vendedor direto do produto, responde solidariamente pelos vícios causados ao consumidor, quando for usada esse tipo de publicidade.

2.2 Passo 2:

1. É conhecido que todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido em termos de produto final, cronograma e orçamento. Sobre o a Vital Care, qual é o objetivo de seu novo projeto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (232.7 Kb)   docx (102.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com