TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio de Sociologia

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 Ciências Contábeis (Bacharelado)                        

Wender Guttyerre Nascimento da Silva – RA-8084164

Prof.ª: Adriana Duarte de Souza Carvalho da Silva

Sociologia

Buritis/RO

Abril/2019

1) Durkheim, um dos pais fundadores da Sociologia, propôs que o objeto de estudo da Sociologia é o fato social, que possui três características - coercitivo, generalizado e exterior. A pobreza é um fato social, conforme o conceito do autor? Justifique a partir das três características apresentadas na teoria do autor.                                                                                                            

R)  A pobreza pode ser considerada um fato social, pois ela já existe há muito tempo vindo de várias décadas atrás. Podemos ver atualmente vários países vivendo com extrema pobreza. Ela não afeta apenas um indivíduo em particular, mas sim uma grande maioria da sociedade. E também os indivíduos dessa sociedade são obrigados através do constrangimento a aceitar essa situação. Ninguém escolhe ser rico ou pobre, mas por exemplo, quando um casal que vive na pobreza resolve ter um filho, essa criança também passará a viver na pobreza, sendo obrigada a se conformar com a situação, que já atingia seus pais antes mesma dela nascer.

2) Weber, também considerado um dos fundadores da Sociologia, propõe que esta ciência tem como objeto de análise a ação social e dividiu a ação social em 4 tipos: ação social com relação a fins, ação social com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional. O combate governamental à pobreza é uma ação social? De que tipo? Justifique a sua proposta com base na teoria do autor. 

R) O enfrentamento do poder governamental à pobreza é considerado uma ação social com relação a fins. Os governantes têm um objetivo definido e para conseguir o resultado esperado eles escolhem e utilizam os melhores meios apropriados. Neste caso, o objetivo principal dos governantes é de acabar ou pelos menos diminuir o número de habitantes que vivem abaixo da linha da pobreza. Tendo o objetivo em mente, é escolhido um meio que será responsável para alcançar os resultados aguardado. Um exemplo desse meio é o Programa Bolsa Família do Governo Federal brasileiro. Com a finalidade de tirar milhares de famílias da pobreza, o Bolsa Família vem garantindo o direito à alimentação adequada, acesso à educação e principalmente à saúde.

3) De que forma o autor do texto sugere que a pobreza pode ser amenizada? Qual é o papel dos governos em diminuir as desigualdades sociais?

R) A pobreza se tornou um problema social, pois afeta grande parte da população. Para amenizar essa questão social, propôs então metas de redução da pobreza. Porém é muito difícil de obter um resultado exato do tamanho de sua dimensão. Para facilitar esse trabalho, são criados indicadores sociais que servirão de parâmetro para formular um estudo detalhado sobre o nível de vulnerabilidade de cada família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com