TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS PRIVADAS E O PAPEL DA CONTABILIDADE

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

CAIO GOMES NUNES

CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS PRIVADAS E O PAPEL DA CONTABILIDADE

Salvador

2016

CAIO GOMES NUNES

CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS PRIVADAS E O PAPEL DA CONTABILIDADE

Trabalho de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Contabilidade Social e das Organizações, da Universidade Católica do Salvador, orientado pela Professora Adriana Rangel.

Salvador

2016


RESUMO

O presente trabalho visa trazer uma visão da corrupção com ênfase nas empresas privadas, tentando demonstrar como são cometidas as irregularidades dentro das empresas, abordando pontos da corrupção, como ela é prejudicial para a população brasileira e seus impactos, como o controle interno age para dirimir problemas com corrupção, a importância da auditoria interna e externa na percepção de atos de corrupção e como dirimir, é abordado o aspecto da contabilidade frente à corrupção, qual o papel do contador na apuração das fraudes. A metodologia utilizada foi pesquisas em jornais, site de pesquisa, sites de noticias, artigos científicos, monografias e etc.

Palavras chaves: Corrupção, contabilidade, contador, combate, auditoria.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

DESENVOLVIMENTO        6

O QUE É CORRUPÇÃO?        6

PRATICAS MAIS COMUNS DE CORRUPÇÃO        8

CORRUPÇÃO ORGANIZACIONAL        9

COMO A EMPRESA PODE CONTROLAR A CORRUPÇÃO?        9

A CONTABILIDADE NO COMBATE A CORRUPÇÃO.        12

IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS E DA AUDITORIA NO COMBATE A CORRUPÇÃO.        13

CODIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16


INTRODUÇÃO

Em tempos atuais onde é visto vários casos de corrupção na tv e jornais, a corrupção virou cotidiano do brasileiro, onde é visto os representantes eleitos pelo povo envolvidos em escândalos com desvio de recursos públicos e verbas para favorecimento pessoal, a sociedade brasileira está entranhada pela corrupção, mesmo nas organizações privadas a corrupção é muito forte. Este presente trabalho tende a explanar de forma resumida a corrupção das empresas privadas e a contabilidade, será mostrado onde começa a ideia de corrupção, quais seus impactos na sociedade brasileira, mostrando como a corrupção pública e privada andam juntas e de mãos dadas.

Nos tempos de campanha política as empresas muitas das vezes são compelidas a “contribuir” com a campanha de determinados partidos para obter benefícios futuros com a eleição do respectivos candidatos, com isso vemos que a corrupção no setor público e provado são “irmãs”, uma completa a outra. A discussão sobre corrupção hoje em dia é muito grande, mas pouco se fala de atitudes do cotidiano que também é corrupção, como sonegar imposto ou pagar uma determinada quantia para ter preferência em alguma fila ou furar a fila, entre outros exemplos de corrupção.

O setor privado está em um alto nível da corrupção, tem notícias de empresas que tem departamentos para pagar propina e aliciar agentes públicos para o favorecimento empresarial. Bom, foi dado uma pequena explanada sobre o assunto que será abordado neste trabalho, foi utilizado pesquisas na internet, jornais, revistas, livros e matérias disponíveis nos mais diversos meios de informação.

DESENVOLVIMENTO

 O QUE É CORRUPÇÃO?

Corrupção, vem do latim corrupta, é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.        

O código penal traz a seguinte definição:

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763, de 12.11.2003)

§ 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

§ 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Facilitação de contrabando ou descaminho”

Art, 317 do Decreto Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940.

Esse dispositivo somente é aplicado para os agentes públicos, não se tem uma punição ao funcionário de empresa privada que corromper outro funcionário de empresa privada, somente é aplicado punição de demissão. As empresas estão cada vez mais preocupadas com a conduta de seus funcionários e dirigentes, tentando ao máximo se esquivar de esquemas de corrupção, pois hoje em dia a sociedade não vê com bons olhos empresas com práticas corruptas.

Tem um projeto de lei aprovado pelo Senado Federal em junho de 2013 e atualmente em análise pelo congresso nacional que torna o crime de corrupção hediondo, com essa aprovação os condenados perdem diretos como: indulto, anistia e pagamento de fiança, diminui o direito de liberdade condicional e sobe a pena de 4 até 13 anos de reclusão.

Para Maquiavel, foi um dos primeiros pensadores a escrever sobre os problemas sociais da sociedade:

“A corrupção se refere primordialmente aos costumes do povo que, uma vez corrompidos, fazem com que as boas ordenações (as boas instituições) não produzam mais bons efeitos e as leis não sejam mais eficazes. Inevitavelmente, essa inadequação acontece porque os costumes, devido a sua própria natureza, estão sempre inclinados a se alterar, como se alteram também os homens. Os costumes são o que há de mais maleável, de mais flexível”. (MAQUIAVEL, apud ADVERSE, 2008, p. 41).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com