TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo o planejamento estratégico

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição do capitulo

Parte I – Conhecendo o planejamento estratégico

Base teórico

1.0 Conceituando a estratégia

1.1 Administração Estratégica

1.2 Visão da estratégia

1.3 Administração estratégica x planejamento estratégico

Parte II - Principal fundamento da administração estratégica

2.0 Tipos de planejamento

2.1 Planejamento estratégico

2.2 Planejamento Tático

2.3 Planejamento Operacional

Parte III - Analise de Negócio

3.0 Princípios da analise de Negócio

3.3 A importância da analise de negócio

Parte III – Analise de Ambiente

4.1 Analise de Ambiente Geral

4.2 Ambiente Operacional

4.3 missão

Os presentes Capítulos tem como seus objetivos estabelecer clareza e entendimento ao se trata de planejamento estratégico.

Planejamento.

Para uma melhor compreensão daquilo que será abordado neste capitulo buscamos falar mais claramente enquadrando melhor a forma na qual o planejamento é visto.

Segundo Chiavenato (2011, p.68) As empresas já são criadas para atender uma necessidade especifica em alguma atividade, e grande sabedoria que as empresas precisam guiar para o futuro criando um ótimo planejamento para sustentar a vida de sua empresa.

“O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.”

O autor Oliveira, Djalma (2001, p.5) coloca o planejamento como uma das atividades que serve para orientar a empresa. O planejamento tem uma forma de pensar diferenciada, pois toda ação refletirá no futuro, sendo o planejamento uma das etapas administrativa na qual se obtém maior importância, pois se enfatiza através do nível estratégico da empresa.

“Toda atividade de planejamento nas empresas, por sua natureza, deverá resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro, o que lhe proporciona uma dimensão temporal de alto significado”. Oliveira, Djalma (2001, p.5)

Para o autor, todo planejamento se tem uma forma de pensar diferenciada, pois toda ação refletirá no futuro, sendo o planejamento uma das etapas administrativa na qual se obtém maior importância.

Mas para Fernandes e Berton (2005, p.11) mede que planejamento veem do ato de ação, pois planejar te leva a executar tarefas só que com mais cautela pois qualquer ato indevido que levará consequências.

Conceituando a Estratégia.

Para Chiavenato (2011, p.114) ele menciona estratégia como uma teoria capaz de identifica a realidade dos negócios, por conta desse estudo os gerente terão melhor analise sobre tanto da parte interna quanto externa.

“A estratégia pode constituir um padrão de comportamento uma posição desejada ou uma perspectiva futura.” Chiavenato (2011, p.114)

A definição de Fernandes e Berton (2005, p. 5) a origem do termo estratégia visa mostrar conceitos baseado nos militares, pois foi analisando a segunda guerra que se pode observar a forma na qual se organizavam e de como faziam para vencem suas batalhas foi Carl Von Clausewicz, o pai da estratégia militar.

“A estratégia empresarial é o conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos da organização.” (Fernandes e Berton, 2005, P. 07).

Mas para Oliveira, Djalma (2001, p.68) ele coloca a estratégia como estrutura, mas voltada para ambiente empresarial para possa ter, mas interatividade.

É a postura do executivo voltada para a otimização interativa da empresa com o ambiente, externo e não controlável – em tempo geral. Oliveira, Djalma (2001, p.68)

Administração estratégica.

Imposta como uma junção que complementa a necessidades a serem tomadas pelo administrador para futuros acontecimentos.

“A administração estratégica é o processo de planejar, executar e controlar, conduzindo a organização por meio de uma estratégia ampla, abrangendo as áreas de marketing, de operações, as pessoas e de finanças.” Fernandes e Berton (2005, p.9).

Os mesmos definem administração estratégia na quais muitos administradores se inspiram, nas quais são ligadas aos processos desenvolvidos por fayol que seriam Planejar, comandar, coordenar e controlar.

Para Chivenato (2011, p.130) administração estratégica é definida com uma analise que transforma para que a empresa tenha um processo bastante eficiente e eficaz.

“Administração estratégica formula e implementa a estratégia empresarial com um conjunto de decisões unificado, compreensivo e integrado que visa assegurar o alcance dos objetivos da empresa.” Chiavenato (2011, p.130)

O papel importante da administração estratégica é estabelecer objetivos nas decisões estratégica da organização.

Tipos de planejamento

Cada empresa cria sua estrutura organizacional, porem tem que ser bem planejada, na qual definindo seu rumo por meio de uma direção que permite monitorar suas ações concretas.

Na visão Leite (acesso em 23 de julho de 2014), O planejamento direciona-se na formulação dos objetivos no que diz respeito à escolha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com