TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio unopar

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3

2.1.Impostos Federais.................................................................................................4

2..2 Impostos Estaduais...............................................................................................5

2.3 Impostos Municipais..............................................................................................5

2.4 Livros Fiscais e Contábeis.....................................................................................5

2.5 Encargos Trabalhistas............................................................................................6

2.6 Demonstrações Contábeis.....................................................................................8

2.7 Propondo Criação de Uma Nova Empresa............................................................9

2.7.1 Estrutura de Capital.............................................................................................9

2.7.2 Estrutura Física.................................................................................................11

2.7.3 Estrutura do Departamento Pessoal.................................................................12

2.7.4 Projeção das Compras......................................................................................13

2.7.5 Projeção de Prestação de Serviço....................................................................14

2.7.6 Projeção de Fluxo de Caixa..............................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios e há quem diga que a linguagem escrita foi inventada por contadores primitivos. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A chamada escola inglesa contestou o excesso de especulação científica e concebeu o empírico como um critério determinante do que seria ciência ou não.

A partir de 1500 com o descobrimento do Brasil, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770 que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, Rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial. Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4475. É reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país.

Da necessidade do homem em mensurar o seu patrimônio e verificar sua evolução, no momento em que o homem precisou acompanhar o crescimento de seu rebanho de um ano para o outro utilizando pedras para o cálculo. Com o passar do tempo a contabilidade vem sendo entendida pelos estudiosos como instrumento de gestão e controle de fundamental importância para as organizações, porém nem sempre praticada de maneira correta obedecendo as reais finalidades. Desde então, tornou-se uma ciência importantíssima para as empresas, com ramificação em diversas áreas de atuação.

A contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com objeto e finalidades definidos, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do ser humano. (FRANCO, 2006, p. 19).

Sendo assim, considera-se um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípio e normas próprias, ela é, na acepção ampla do conceito da ciência, uma das ciências econômicas e administrativas.

Para Iudícibus (1998), a contabilidade pode ser conceituada como sendo o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Verificar-se, no processo histórico da contabilidade que a preocupação do homem com suas propriedades e riquezas existe desde a antiguidade, ou seja, a milhares de anos atrás a contabilidade já era importante. Nos dias atuais, devido ao nível de complexidade das organizações e a necessidade de se ter informações cada vez mais úteis e confiáveis, a contabilidade se tornou imprescindível.

Essa atividade foi escolhida devido a possibilidade de ter mais conhecimento em relação à atividade propriamente dita e que está diretamente ligada com a formação acadêmica em curso, tendo a matéria de planejamento tributário que despertou mais interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com