TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Unopar

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

3 CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS        1



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a finalidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o conjunto de habilidades e conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas do país devem desenvolver ao longo da educação básica. São grandes as expectativas em torno da criação deste documento, que deve transformar em referência para educação no Brasil.

Será abordado também sobre os marcos legais e pedagógicos que embasa a BNCC, e como ela pode contribuir para elevar o nível de aprendizagem adequado aos alunos em cada uma das etapas do ensino.

Para mensurar os níveis de aprendizagem e buscar meios de qualidade surgiu a proposta de adoção da Base Comum Curricular (BNCC), pelo Plano Nacional De Educação (PNE) trata-se de um conjunto de diretrizes que estabelece critérios aos currículos da Educação Básica, da creche os ensino médio. O objetivo e garantir a regularidade e ao acesso aos conteúdos e competências estabelecida para cada ano de formação do aluno.

O Brasil deve-se ter um padrão de desenvolvimento educacional para ser referência a todas as entidades educacionais na elaboração de seus currículos e propostas pedagógicas, um dos documentos que possibilita essa padronização do ensino e a BNCC.

O presente texto apresenta normas a serem implantada nas escolas para o desenvolvimento do ser humano para que se formem sujeitos críticos, garantindo aos estudantes conhecimentos e melhorias na educação, esperamos com isso diminuir a desigualdade no Brasil.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  apresenta normas para serem implantas nos currículos das escolas do mundo inteiro, com a proposta de melhorar e continuar assegurando os direitos da aprendizagem em todas as áreas permitindo assim o desenvolvimento integral do ser humano, formando assim sujeitos críticos, participativo e consciente na construção de uma sociedade justa, realmente democrática e inclusiva.

Respeitando a todos, sem extensão concedendo o direito de igualdade educacional, respeitando as singularidades do aluno, garantindo aos estudantes o direito ao conhecimento, habilidades e atitudes que devem ser comum para todos, tanto em escolas públicas como privadas, com isso espera-se amenizar ao máximo a desigualdade existente no Brasil, e ainda elevando a qualidade do ensino, ou seja, precisam formar alunos com competência, habilidades para resolver situações do próprio cotidiano fazendo o uso dos conhecimentos apreendidos na escola, que além de adquirir o conhecimento, ele saiba fazer o uso desse conhecimento.

Para que tudo isso tenha sucesso é de extrema importância promover a formação continuada do corpo docente, pois eles precisam estar preparados para atender a diversidade de alunos com o foco principal que é a aprendizagem e desenvolvimento de todos.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC envolvem o desenvolvimento de dez competências, que são basicamente para promover a mobilização de conhecimentos conceitos e procedimentos, habilidades práticas, cognitivas e atitudes valores para resolver demandas complexas da vida, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

A BNCC tem como marcos legais que embasam a constituição Federal de 1988, no artigo 210 “serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”. (Brasil, 1988).

A Lei de Diretrizes e Bases no inciso IV de seu artigo 9° afirma que cabe a união estabelecer em colaboração com o estado, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser contemplada em cada sistema de ensino estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caracteristicas regionais e locais da sociedade da cultura da economia e dos educandos.

O Concelho Nacional de Educação (CNE) que promulgou novas diretrizes comuns nacionais, ampliando e organizando o conceito de contextualização como a “inclusão a valorização das diferenças e o atendimento a pluralidade e a diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade” conforme destaca o parecer CNE/CEB N° 7/20109.

Em 2014, a lei n° 13.005/2014 promulgou o plano nacional de educação (PNE), que reitera a necessidade de estabelecer e implantar, mediante pactuação Inter federativa, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, diretrizes pedagógicas para a educação básica e base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem, desenvolvimentos dos alunos, para cada ano do Ensino Fundamental e médio, respeitadas as diversidades regional, estadual e local.

E todos esses marcos legais tem o intuito de melhorar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades. A BNCC vem com a proposta de Educação Integral pronto para atuar e fazer valer todo conhecimento adquirido sendo participante da construção de uma sociedade melhor.

Em seus fundamentos pedagógicos a BNCC indica que as decisões devem estar voltadas para o desenvolvimento de competências, por meio da indicação clara do que os alunos precisam desenvolver os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e devem “saber fazer” a explicitação das competências oferece referências para o enriquecimento de ações que garantem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com