TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Histórica Profissional Contábil

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Evolução histórica do profissional contábil.

Introdução

Expor a importância da contabilidade como ferramenta competitiva e evidenciar o não reconhecimento da profissão contábil, mesmo sendo tão antiga.

Frente a um cenário de competitividade acionária, e o número cada vez maior de Multinacionais, o fato de que a contabilidade é de suma importância para o crescimento de qualquer empreendimento, é inegável.

Cabe aos profissionais da área mostrar que o contador não é só um “guardador de livros” e nem profissional substituível por softwares.

A contabilidade é uma ciência antiga e comprovadamente eficaz, e diante desta certeza procuramos evidenciar tal importância ao longo do tempo.

A origem da contabilidade

Não há um conhecimento direto sobre quem inventou a contabilidade, mas podemos dizer que se iniciou empiricamente com o homem primitivo. Suas noções de contas já era um modo de inventário, pois tinha o objetivo de contar o seu patrimônio, como rebanhos, fardos de alimentos, instrumentos de caça e pesca, etc.

Primeiramente esse processo de contar era feito na memória dos homens, após, surgiram as gravuras. Nas gravuras continham figuras e numerais.

Os primeiros registros completos de contabilidade, surgiram com a civilização Sumério-Babilônica, que faziam seus registros em peças de argila. E assim a contabilidade teve seu verdadeiro nascimento.

O foco principal da contabilidade era o controle, com a evolução, tornou-se fundamental para o comércio. Com o comércio de troca de bens, houve uma evolução lenta até o aparecimento da moeda.

Os egípcios tiveram um papel muito importante, pois foram os primeiros a utilizar valor monetário em seus registros. As escrituras feitas em papiros, e o sistema contábil dinamizado com registros diários.

6000 anos antes de Cristo era realizado pelo Fisco Real uma fiscalização. No inventário egípcio continham bens móveis e imóveis, controles financeiros e administrativos,

Os gregos evoluíram a forma de contabilização dos egípcios em 2000 a. C., e estenderam a escrituração contábil para a administração pública e bancária.

No período Medieval, houve aperfeiçoamento e crescimento da contabilidade devido ao advento do Capitalismo.

Escola Europeia, em destaque a Italiana

A escola italiana é o expoente mais importante dentro da contabilidade Europeia, e foi de grande importância para a difusão da ciência pelo mundo.

Pacioli. Fabio Besta, Giuseppe Cerboné e Gino Zappa foram grandes escritores contábeis italianos.

O período científico no século XIX, a teoria avança de acordo de acordo com as novas necessidades, mas evoluiu para a prática nos EUA.

O excesso de teoria utilizada foi o maior erro da escola italiana, os autores da época mostravam a contabilidade mais como ciência, do que comprovava as idéias que surgiam. As teorias não tinham aplicação, até que em 1920 a escola entrou em decadência.

A escola Norte Americana

Com a decadência da escola italiana, a escola Norte Americana ganhou suma importância, pois preocupava-se mais com a prática do que com a teoria.

As teorias e práticas contábeis avançaram nos EUA, pois em 1920 já surgiram as grandes corporations, e o país enfrentava um significativo desenvolvimento no mercado de capitais e investimento em pesquisas.

Tais fatos formaram um verdadeiro campo fértil para o crescimento de uma contabilidade nova, útil e prática.

Enfim, a escola americana, ao contrário da italiana, preocupou-se mais com o usuário da informação contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com