TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado em Contabilidade

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

As dificuldades de inserção no mercado de trabalho e o alto desemprego são problemas muito sérios entre os jovens. Como o mercado de trabalho atual é altamente competitivo e excludente para os jovens, o estágio se transformou em um importante meio de ingresso destes. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação ao perfil que os profissionais devem apresentar se, há alguns anos, os quesitos que contavam pontos passavam somente pela boa formação acadêmica e pelo bom nível de conhecimentos técnicos em área específica, agora vão além e exigem outras habilidades.

A desenvoltura e flexibilidade de funções necessárias ao desenvolvimento de uma profissão solicitam, desde muito cedo, a aquisição de uma série de características, em um processo seletivo, as empresas costumam avaliar a apresentação pessoal e a postura do candidato e, ainda, as suas competências para a vaga proposta. Apresentar boas comunicações verbal e escrita também é desejável. Em relação às competências, algumas analisadas são a apresentação, por parte do candidato, de pro atividade (iniciativa para solucionar dificuldades de problemas, antes que seja solicitado); de autoconfiança (segurança na expressão de ideias); de flexibilidade (facilidade de adaptar-se às diferentes situações); de bom relacionamento interpessoal (interagir, conviver e estabelecer contato adequado com os colegas); e de espírito de equipe (compartilhando informações e demonstrando interesse em cooperar). E também, soma em sua classificação o conhecimento de informática e de um segundo ou até terceiro idioma. O bom profissional, então, deve continuamente aperfeiçoar-se, por meio de esforço, de busca de superação de limites e de capacidade de avançar.

É, então, justamente para auxiliar o jovem, existem alguns grupos, que tem parceria com empresas, para desenvolvimento de programas de estágio e treinamento. É através dos estágios que os futuros profissionais podem preparar-se para estas exigências, entre outros benefícios. O estágio é uma das formas significativas do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos na Faculdade e permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional.

Segundo Bastos et al (2003), “conceitualmente, o estágio é entendido como um período de estudos práticos para a aprendizagem e experiência, ou seja, o espaço no qual o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto às instituições de ensino, correlacionando teoria e prática, podendo contribuir também, para melhorias nas instituições concedentes do estágio”. Roesch (1996, p.22-23) salienta que, “o estágio além de aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos no decorrer do curso, busca também avaliar a possibilidade de sugerir mudanças no mercado de trabalho, aprofundando uma área de interesse e testando a habilidade de negociação do estagiário”. Para Leite e Brandão (1999), “é no estágio, portanto, que o estudante deve perceber a utilidade do que aprendeu e procurar eliminar as falhas existentes, e é dessa forma que o estágio pode ser considerado uma modalidade de treinamento. Cabe a Universidade potencializar portanto o estágio como forma de profissionalização, pois, ele é uma das opções de ferramenta que podem fazer a diferença para aqueles que estão adentrando ao mundo do trabalho, da competitividade, e do mercado global.”

Finalmente, espera-se que todos os envolvidos no estágio façam dessa atividade, que pode ser marcante na profissionalização do estudante e na melhoria da qualidade do ensino, um auxiliar importante e certamente indispensável para que se atinjam os objetivos da escola e da comunidade.

O art. 1º da Lei 11.788/2008, que dispõe e dá outras providências sobre o estágio de estudantes, estabelece que: Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Diante do exposto, entende-se que o estágio não é uma atividade meramente laboral produtiva, nem tampouco a realização de atividades que acontecem desvinculadas dos objetivos do ensino-aprendizagem.

A contabilidade tem como objetivo fornecer a seus usuários informações úteis para a avaliação econômica e financeira da entidade. Iudícibus (2010) destaca que, “uma das finalidades da contabilidade é a avaliação de desempenho de períodos passados, além de fornecer informações hábeis para tomada de decisões gerenciais a respeito do futuro”. Segundo Yamamoto e Salotti (2006), “a informação contábil pode ser considerada relevante se altera o conhecimento do seu usuário em relação à empresa, pois se torna capaz de influenciar sua decisão econômica”. Neste sentido, segundo Iudícibus e Lopes (2008), “o estudo do papel da contabilidade como fornecedora de informações para o mercado é de extrema importância para a avaliação da eficiência da informação contábil no atendimento de alguns de seus mais importantes usuários: clientes, fornecedores e investidores”.

A contabilidade fornece informações de diversas naturezas, das quais podemos citar: a informação de natureza econômica, que considera a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio); a informação de natureza financeira, que são os fluxos de caixa, capital de giro, etc.; a informação de natureza patrimonial que considera os fatos relacionados com as variações do patrimônio; e a informação de natureza fiscal que considera os tributos gerados pelas entidades.

O estágio supervisionado é fundamental para a formação de profissionais de qualquer área de atuação, tendo em vista que estes precisam estar capacitados para desempenhar adequadamente suas atividades. A legislação que trata dos estágios curriculares supervisionados inerentes aos cursos de Ciências Contábeis está embasada na Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os referidos cursos. Esta Resolução deixa claro, que entre os componentes que deverão estar inseridos no projeto pedagógico, tais como definição do perfil do profissional, sistemas de avaliação, atividades complementares, entre outros, essenciais à formação do bacharel em Ciências Contábeis, encontra-se o estágio curricular supervisionado. Rover e Lange (1998, p. 36) salientam que é “imprescindível que as Instituições ofereçam em seus Cursos de Ciências Contábeis o estágio como suporte fundamental para aliar a teoria à prática.” Desse modo, visando formar profissionais contábeis capacitados para enfrentar as evoluções do mercado de trabalho, faz-se necessário o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com