TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional

Por:   •  14/11/2021  •  Seminário  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Alessandro Pacheco Cordeiro

Beatriz Perreira Barros

Iranildo Figueiredo Reis

Suelem Cristina de Aquino Costa

Ariosvaldo Leandro da Silva Filho

1. INTRODUÇÃO

    Este artigo foi feito com intuito de levar maiores informações a você caro leitor, sobre uma das grandes empresas da cidade de Salinópolis PA, nesse artigo o qual foi feito uma visita pessoalmente à empresa para acompanharmos como é o seu dia-a-dia.

E dentro esse arquivo irão perceber a importância do planejamento organizacional dentro da empresa SIMEC.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Organizacional: É um processo que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas, necessárias e orientados para tomar realidade um objetivo futuro de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente e dá suporte as ações e atividades durante o percurso para o objetivo proposto.

O planejamento é essencial para qualquer empreendedor, que deseja investi em um novo negócio, deve fazer um planejamento detalhado, pois nenhuma empresa pode dar certa assim sem um planejamento e uma pesquisa de mercado. Os estudos que indicam que um dos primeiros motivos para uma empresa fechar é a falta de planejamento, segundo os estudos essas empresas fecham antes de completar dois anos.

(Dormelas 2012 pág. 93).

Planejamento: função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser alcançados processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando a consecução de objetivos.

    Organizacional: Forma da administração da empresa/organizacional, o que se passa, como é organizada uma empresa, forma global de olhamos para uma empresa dentro da visão administrativa. Esse planejamento é responsável por definir: objetivos, metas e planos para a organização, onde planejar é o ato de definir objetivos e os meios para alcançá-los.

        O planejamento é essencial para qualquer empreendedor, que deseja investi em um novo negócio, deve fazer um planejamento detalhado pois nenhuma empresa pode dar certo assim sem um planejamento e uma pesquisa de mercado. A estudos que que indicam que um dos primeiros motivos para uma empresa fechar é a falta de planejamento, segundo os estudos essas empresas fecham antes de completarem dois anos.

        Em nossa visita foram observados vários setores da empresa, o qual em específico foi abordado no presente trabalho, o setor de logística, como é feito o recebimento de mercadorias, o armazenamento e a elaboração do controle de estoque, apontaremos diferentes pontos desse artigo.

        Em nossa pesquisa foi abordado os elogios que o setor de entrega recebe e as críticas que ele recebe, e o que pode ser feito para melhorar. No setor de entrega da empresa, a SIMEC conta com 12 colaboradores divididos em: 02 motoristas, 05 serviços gerais 03 chefes e 02 auxiliares.

        As estregas são feitas diariamente na cidade, na área rural e vilas circunvizinhas, os caminhões são carregados nos respectivos depósitos, no deposito da direita ficam armazenados; areia, seixo, ferro, colunas, madeiras etc. no deposito da esquerda ficam armazenados: cimentos, tijolos, telhas e pisos. Anexo à loja fica o deposito com mercadoria a pronta entrega, que são tintas, portas, janelas, conexões, tubos cabos elétricos, massas etc. foi notado que o sistema que é utilizado pela empresa para a entrada e saída de mercadorias é o PEPS: “primeiro que entra é o primeiro que sai”      

“A definição de estoque pode-se dizer que é a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Pode-se também descrever que é qualquer recurso armazenado.”

Ballou (1995, Pg.46)

 

         As notas das entregas vêm da loja pela manhã, essas notas são do dia anterior, o carregamento dos caminhões é feito da seguinte forma, tijolo, cimento e telhas. Em seguida vai para outro deposito onde vai ser carregado ferros, tabuas e perna mancos etc. para agilizar a entrega à caçamba fica disponível só para o carregamento de areia e seixo.

         Cada almoxarifado é responsável pela entrada de mercadorias dos seus respectivos setores, fica a responsabilidade do chefe de receber e organizar os materiais, por semana chega de 02 a 03 carrada de matéria dependendo da demanda.

         “A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente: da     redução das distancias internas percorridas pela carga e do consequente aumento do número das viagens de ida e volta; do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas; da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.”  

Dias (1995, pág. 36)

         No deposito de anexo a loja foi notado que é dele que saem as mercadorias para a exposição na loja e as suas comercializações, o deposito conta com aparelhos de informática, onde o responsável pode fazer a transferência de mercadoria para a loja, um dos auxiliares faz a reposição das mercadorias, verificamos que o responsável recebe as mercadorias, faz a conferencia necessárias e manda a nota fiscal para o escritório.

Observamos que as compras de mercadoria são feitas de acordo com que o material vai acabando vão sendo feitas as anotações para serem pedidas antes mesmo que falte. No deposito onde foi feito a entrevista notamos que as mercadorias estavam armazenadas, em local limpo e organizado por setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com