TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Por:   •  25/9/2015  •  Dissertação  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

2.1 – Planejamento e Controle de Produção.

Planejamento e Controle da Produção é o setor que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Responsável pelas atividades de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando que a execução do que foi previsto, seja realizada no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Para elaborar um Planejamento e Controle da Produção devemos analisar qual material, quanto, onde, como, quando, com o que e para quem será produzido.

O PCP deve manter a inter-relação com os demais setores da empresa, sendo eles: a engenharia industrial que fornece os boletins de operações nos quais consta a programação de paralisação de equipamentos e máquinas para manutenção; compras que é responsável pela emissão dos pedidos aos fornecedores e suprimentos que recebe os materiais e os estoca adequadamente; recursos humanos que faz a gestão de mão de obra, recrutamento, seleção e treinamento conforme as atividades a serem execidas; financeiro que emite relatórios que auxiliam a estabelecer os niveis de estoque de matérias-primas e dos produtos acabados, bem como dos lotes economicos e vendas que estipula a quantidade de produto acabado a ser vendido. Porem a quantidade pode ser alterada em função do mercado.

Após analise, o responsavel pelo Planejamento e Controle da Produção irá criar um documento com as diretrizes de produção. As atividades rotineiras tais como: programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção, são executadas pelo nível operacional.

Já as atividades de planejamento estratégico tomam decisões de médio e longo prazo. A aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, são realizados pela diretoria e gerência de produção,

O PCP direciona a empresa para que a mesma atenda certas prioridades na produção de materiais e serviços. Geralmente, tais prioridades giram em torno do custo, qualidade e da flexibilidade. Conforme Martins e Laugeni (2005, p.211) deve se acrescentar “aspectos como velocidade, consistência, confiabilidade e inovação”.

PCP estão relacionados com o sistema de produção utilizado pela empresa, do qual dependem para planejar e controlar a produção. Existem três sistemas de produção: sob encomenda, em lotes e continua.

Sob encomenda, consistem na produção do material após o recebimento do pedido ou efetivação de contrato. É com o pedido ou contrato que o PCP irá definir como a produção deverá ser planejada e controlada.

Em lotes limitam-se a produção de uma quantidade limitada de um tipo de material de cada vez. Tal quantidade é denominada lote de produção. Para cada lote produzido é necessário um planejamento e controle específico. Diferente da produção sob encomenda, o PCP em lotes antecipa a produção aproveitando melhor os recursos, com maior liberdade.

Produção contínua é um sistema em que as empresas produzem um material, em ritmo acelerado durante longo tempo, sem nenhuma interrupção ou alteração, de forma linear ou em série. Tal produção é possível, quando o número de máquinas necessário para produzir o material na taxa exigida, é maior que o número de operações para sua produção. É feito de forma antecipada explorando ao máximo os recursos da empresa.

Aspectos principais Produção por encomenda Produção em lotes Produção contínua

Produto Um único produto de cada vez. Um lote de produtos de cada vez. Sempre o mesmo produto.

Máquinas e equipamentos Variedade e pouca padronização. Agrupadas em baterias do mesmo tipo. Alto grau de padronização.

Mão de obra Variedade e especialização. Compensa o desequilíbrio entre departamentos. Regularmente utilizada.

Métodos de trabalho Mutáveis e genéricos. Mutáveis e rígidos. Fixos e rígidos.

Ritmo de produção Descontinuo e irregular. Contínuo no lote e descontinuo na mudança. Contínuo e regular ao longo do tempo.

Sucesso do processo produtivo Depende de supervisor da oficina - base Depende do PCP em planejar os lotes de produção. Depende do PCP ao longo do prazo.

O projeto de produção é a primeira fase do planejamento e controle da produção. Define como o sistema de produção funciona e quais as suas dimensões, com o intuito de determinar padrões. Geralmente o projeto sofre poucas alterações com o tempo, exceto com aquisições de maquinas devido a novas tecnologias.

O planejamento da produção é a segunda fase do planejamento e controle de produção. É baseado no volume que a empresa quer colocar no mercado e na capacidade de produção. O planejamento de produção programa as máquinas, as matérias-primas e a mão de obra. Com esse conjunto de recursos, espera um resultado compatível com a capacidade de produção e a previsão de vendas, não contabilizando eventuais estoques de acabados disponíveis.

Já a programação da produção, determina quando deverão ser realizadas as tarefas e operações e quanto deverá ser feito. Estabelece um cronograma de compromissos para todos os setores envolvidos, a fim de criar um fluxo de informações para os mesmos, com o propósito de coordenar e integrar o processo produtivo da empresa.

O controle de produção é a terceira fase do planejamento e controle de produção. É utilizado para medir e corrigir o desempenho, assegurando que os objetivos traçados pela empresa, sejam executados e concluídos com melhor eficiência e eficácia.

2.2 – Indicadores de Desempenho.

Conforme o autor Kardec et al. (2002), os indicadores devem ser apresentados através de dados absolutos, dados relativos, tabelas e gráficos. E tem a função de apoiar, a capacidade de orientar, propor, ordenar, diagnosticar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com