TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pedagogia

Por:   •  3/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  8.038 Palavras (33 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

[pic 11]

dificuldades na aprendizagem:

Na Leitura e na Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Tutora Eletrônica: Juliana Aparecida de Lima

Tutor de Sala: Jonivaldo Marques da Silva

PEREIRA, Adriana Marques. Dificuldades na Aprendizagem: Na Leitura e na Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 28. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Xinguara, 2015.

RESUMO

Através do desenvolvimento lingüístico e cultural trabalhados nas aulas de línguas, o estudante aprimora capacidades importantes: a leitura, a escrita e a interpretação de dados relevantes. Levando em consideração estes aspectos, o projeto DIFICULDADES NA APRENDIJAGEM, se apresenta como forma para que os alunos leiam melhor, escrevammelhor e interpretem o que estão lendo e o que estão vivendo de maneira crítica,isto é, que eles se sintam inseridos no processo de letramento social. Para alcançaresses objetivos, em primeiro momento de atuação, serão trabalhados didaticamenteos gêneros conto e crônica, uma vez que se considerou que esses gêneros, por serem geralmente curtos. Também serão apresentadas propostas de atividades em sala de aula, utilizando-se de recursos didáticos e de materiais variados.

Palavras-chaves: : Escrita, linguagem, aprendizagem, leitura, leitura e interpretação.


SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................06

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................19

3.1Tema e linha de pesquisa..........................................................................19

3.2 Justificativa................................................................................................19

3.3 Problematização.........................................................................................20

3.4 Objetivos....................................................................................................21

3.5 Conteúdos.................................................................................................22

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................22

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................23

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................23

3.9 Avaliação....................................................................................................23

4 Considerações Finais....................................................................................25

5 Referências...................................................................................................27



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem atender os requisitos básicos do Curso de Graduação em Pedagogia, e com o objetivo de compreender os fatores que interferem na aprendizagem, como também analisar as dificuldades para desenvolver um trabalho eficiente para o ensino da leitura e escrita.

        Atualmente, a prática da leitura e da escrita não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem e da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura. Uma forma para melhorara aprendizagem é a aproximação constante da leitura, como também a utilização do conhecimento prévio. O conhecimento prévio engloba o conhecimento lingüístico, que abrange desde o conhecimento sobre pronunciar o português, passando pelo conhecimento de vocabulário e regras da língua, chegando até o conhecimento sobre o uso da língua, o conhecimento do texto, que se refere às noções e conceitos sobre o texto, e, por último, o conhecimento de mundo, que é adquiridoinformalmente através das experiências, do convívio numa sociedade, cuja ativação, no momento oportuno, é também essencial à compreensão deste contexto em um todo.

Com o intuito de expor sobre a importância da leitura para o desenvolvimento integral do educando, no primeiro capítulo, busquei destacar a relevância da linguagem para o desenvolvimento da humanidade ocorrido ao longo dos anos, e ainda, a colaboração da aquisição da competência leitora para inserção do indivíduo na sociedade globalizada do atual contexto. Apontamos ainda, que no Brasil ainda existe uma grande contingência de pessoas que são consideradas analfabetos funcionais, que sabem ler e escrever, mas, que não conseguem praticar o seu uso socialmente, como mostram os resultados das avaliações da Provinha Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Procurei focar quais são as habilidades necessárias a serem desenvolvidas por meio do trabalho da leitura para que o aluno consiga se apropriar deste conhecimento, expondo as suas fases e necessidade de desenvolver esta habilidade no contexto escolar visando à formação de um cidadão letrado.

Por último, procureimostrar como deve ser efetivado o trabalho com a leitura nas séries iniciais, para que o aluno consiga se apropriar da competêncialeitora, e possa acerca disso, adquirir o hábito e o gosto por esta prática que é fundamental para o seu desenvolvimento enquanto sujeito crítico e atuante na atual sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com