TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  21/10/2018  •  Seminário  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Nome do acadêmico (a): Karoline Meira da Silva

RA: 6942010996

RELATÓRIO

DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

6ª FASE

JARAGUÁ DO SUL-SC

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Nome do acadêmico (a):Karoline Meira da Silva

RA:6942010996

RELATÓRIO

DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

6ª FASE

Relatório de estágio em Ciências Contábeis  apresentado ao orientador de estágio, Tutor presencial Fabiane de Mira Schroeder e ao  coordenador(a) do curso de Ciências Contábeis  da Universidade Anhanguera, para demonstrar o cumprimento das atividades de estágio desenvolvidas na empresa Marlian Contabilidade SS Ltda

JARAGUÁ DO SUL-SC

2015[pic 3]


CURSO: Ciências Contábeis

Relatório - Estágio Supervisionado I

IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome: Karoline Meira da Silva

RA: 6942010996

Polo: JARAGUÁ DO SUL - SC

Período do Estágio: 22/10/2015 à 16/11/2015

Ano Letivo: 2015

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Empresa concedente: Marlian Contabilidade SS Ltda

Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Contábil

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 As constantes mudanças em ritmo acelerado, no mundo dos negócios, em face a globalização e desenvolvimento tecnológico, criam muitas oportunidades, mais também exigem preparo e destreza para estar em condições de igualdade perante essas oportunidades.

                A Marlian Contabilidade S/C Ltda possui 47 anos de experiência neste ramo, porém tem consciência de que, apenas isso não é o suficiente para proporcionar a si e a seus clientes condições para usufruir das oportunidades que o mercado oferece. A contabilidade é instrumento básico no gerenciamento da empresa e, aliada ao planejamento tributário constitui indispensável contribuição para maximização de lucros.

Nestes 47 anos de experiência, prestando um trabalho sério fundamentado em confiança e lealdade, investiu constantemente no treinamento dos colaboradores, na atualização de informações e equipamentos de modo que permita um atendimento ímpar a seus clientes.

A Marlian Contabilidade S/C Ltda conta com uma equipe de sete sócios, todos em plena atividade dentro do escritório, empenhados em oferecer o melhor a seus clientes. A estrutura societária formada pelo diretor Aldo Salai, e os demais sócios é o resultado de uma árdua caminhada até conquistar a estabilidade e credibilidade que o mundo dos negócios exige, tornando-se cada vez mais capacitada e preparada para enfrentar as mudanças de mercado.

O nome Marlian já traduz este espírito empreendedor, pois surgiu da fusão dos nomes das pequenas empresárias Marilú Terezinha Moreira Weber e Lillian Andreotti Stein, que em novembro de 1968 fundaram a Marlian Publicidade e Promoções Ltda, situada à Rua Getúlio Vargas, 79, então uma empresa dedicada à produção de eventos, publicidade e captação de recursos.

Logo após, em 1971, entrou na sociedade a técnica em contabilidade Marly Freishler Baumer, que incorporou os serviços de planejamento e recursos administrativos. As três empresárias ficaram na Marlian até 1975, quando a venderam para Mousa Nacli, Adolar Bertoli e Aristides Adolar Moretti, até que em 1977 o também técnico em contabilidade Nivaldo José Lehmkuhl se uniu ao grupo e a empresa passou a prestar serviços de contabilidade.

Em 1979, nova mudança na estrutura societária incorporou a esposa de Adolar, Oriminda Bertoli, até que em 1982 a Marlian foi adquirida pelos casais Aldo e Elfrida Salai e Solon e Norma Schrauth. Solon e a esposa permaneceram até 1987, quando foram surgindo novos sócios: Márcia Regina Salai Floriani (falecida) e Osny Matheussi; em 1989 Alvorli Xavier Ribeiro; em 1993 Carlos Antonio Salai; em 1995 entraram Jorge Sobrinho Spézia e Roseli Linzmeyer Garcia e finalmente em 1996 Rosali Harmel.

Pensando em melhores condições de trabalho para sua equipe e principalmente no conforto de seus clientes, a Marlian Contabilidade resolveu ampliar suas instalações. Em julho de 2001, o escritório passou a operar em sua nova sede, localizada à Rua Presidente Epitácio Pessoa, 933 – Centro – Jaraguá do Sul (SC). Hoje, o novo prédio conta com uma área de aproximadamente 1.600 metros quadrados concluídos, mas que somará uma área total de 2.786 metros quadrados divididos em três pavimentos.

Atualmente seu quadro de colaboradores conta com mais de cento e trita profissionais distribuídos entre os setores de contabilidade, escrita fiscal, departamento pessoal, financeiro, recepção, cadastro e constituição de empresas. Há uma constante preocupação em investimentos para treinamentos dos colaboradores, onde destacam-se onze profissionais Pós-Graduados no “Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Gerência da Qualidade nos Serviços Contábeis” oferecido pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ, Deve-se destacar também ao auxílio-educação fornecido pela empresa aos funcionários estudantes nas áreas contábeis e administrativas das universidades da região.

        A área de atuação é focada na microrregião do Vale do Itapocu, e seus clientes na maioria oriunda de Jaraguá do Sul. A Marlian Contabilidade oferece todo um suporte  na prestação de serviços, com soluções completas em contabilidade, planejamento tributário e administração de recursos humanos e na constituição de empresas. Os serviços prestados dividem-se conforme cada área de atuação. No setor de escrita fiscal são realizados vários processos como: registro de documentos, transferência de créditos de ICMS, parcelamento de impostos, pedido de compensação ou ressarcimento,  ficha CIAP, assessoria na sede do cliente, apresentação dos disquetes trimestrais, planejamento tributário e sistema de coleta e entrega de documento. Na área contábil pode-se destacar os serviços de: DIRF – Declaração de imposto de renda na fonte, DIRJ – Declaração de informações econômicas fiscais de pessoa jurídica, DIRPF – Declaração de imposto de renda pessoa física, integração via on-line escritório Marlian, planejamento tributário, ponto de equilíbrio, sistemas de ativo imobilizado, sistema de custos e formação de preço de venda, sistemas integrados e as visitas aos clientes.

        Outro setor de destaque é o setor pessoal, onde trabalham atualmente dezenove profissionais executando entre outros os seguintes serviços: RH / setor pessoal, 13º salário, acompanhamento no plano de aposentadoria previdenciária, encargos sociais, férias, folha de pagamento, orientação na elaboração de CIPAS, Laudos ambientais, PPRA e PCMSO, rescisões contratuais, registro de empregados e sistema de controle de arquivos. Já no setor de cadastro pode-se destacar os seguintes serviços: constituição de empresas, alvarás e registro diversos, baixa/encerramento de atividade, certidões, alterações de empresas, cadastro e projetos de financiamento, defesas fiscais em âmbito administrativo e registro em órgão de classe.

         A Marlian Contabilidade visa a estar sempre a frente de seus concorrentes sendo no investimento de funcionários com cursos e palestras para aprimorar os conhecimentos, benefícios para todos os colaboradores, assim faz com que o colaborador fique mais satisfeito e atenda melhor seu cliente não o deixando ir para a concorrência. Seus principais concorrentes são: Gumz Contabilidade, Cs Escritório Contábil e Audicont entre outros.                A Marlian Contabilidade tem um grupo de fornecedores onde se destaca os sistemas dos quais são usados para lançamentos do setor Contábil, setor de R.h e setor Fiscal temos como exemplo o Domínio que é usado pelo setor Contábil para lançamentos de duplicatas, lançamentos de extratos, apuração de balanço patrimonial, livro diário, livro razão entre outros. E o Setor fiscal, onde feitos lançamentos de notas de entradas, notas de saídas, apuração do simples nacional, entre outros. O sistema usado pelo setor de Rh é o Sênior, sistema usado para fazer apuração de folha de pagamento, férias, 13º salário, apuração de impostos com I.R s/ folha de pagamento.

                 A  Marlian Contabilidade transmite através da sua missão a preocupação com os clientes e funcionários em proporcionar condições para o seu desenvolvimento, como pode-se observar na transcrição da missão exposta a todos os funcionários na empresa. “Oferecer condições aos nossos clientes de serem bem-sucedidos no seu negócio, com segurança na área fiscal e administrativa, proporcionando desenvolvimento autossustentado, com consequente melhoria na qualidade de vida”. “Oferecer aos nossos funcionários condições de crescimento e motivação contínua, em busca do aperfeiçoamento e autorrealização”. Através de uma visão estratégica a organização tem o objetivo de tornar-se, líder e referência no estado de Santa Catarina em serviços contábeis e assessoria na qualidade de gerenciamento nos serviços de contabilidade.

     

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (760 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com