TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerenciais

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  4.357 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais

Atividade: Vantagem competitiva

Montadoras se transformam em empresas de software

Enquanto o mercado de smartphones continua a se expandir, outro setor começou a se tornar mais "inteligente" pelo uso de software e aplicativos: a indústria automobilística. Ford, BMW e outras empresas de automóveis estão aprimorando seus veículos através de software on-board, que melhora a experiência do cliente, e essa indústria já esta desenvolvendo tecnologias que permitirão que os carros sejam gerenciados através da computação em nuvem.

As montadoras estão descobrindo que software a uma forma de agregar mais "valor" e atualização a seus produtos sem ter de investir tão fortemente na produção de novos veículos. Como exemplo, a Ford Motor Company leva cerca de dois anos e meio para planejar, projetar e construir um carro novo. Projeto e produção, incluindo equipamentos de estamparia de metais e instalação de linha de montagem, devem ser finalizados muito tempo antes de o carro estar pronto para deixar a linha de montagem. Mas as montadoras podem criar uma nova interface de software para um carro em questão de meses e atualiza-la novamente (e ainda muitas outras vezes) durante o ciclo de vida do produto, sem muito lead-time. Isso permite que a Ford e outras montadoras possam melhorar significativamente a experiência de condução de seus veículos e adicionar novos recursos a eles anos depois de terem sido construídos.

A Ford talvez seja a montadora que esta fazendo o maior esforço para inovar através do uso de software e aplicativos. Sua interface MyFord Touch é uma tela de painel sensível ao toque disponível para alguns veículos selecionados que apresenta controles de navegação, música, integração corn telefone e temperatura. A Ford atualizou essa interface e o software de sincronização embutido, adicionando integração corn tablets e smartphones e uma melhor resposta de voz. Em 2010, a Ford adicionou suporte ao serviço Pandora de streaming de musica, que é muito popular entre os jovens potenciais compradores. Essa atualização permite que os motoristas conectem seus tablets e smartphones ao sistema Sync para acessar música e outros aplicativos que utilizam comandos de voz.

O presidente Bill Ford Jr. tern defendido o uso de software para aliviar o congestionamento urbano, investindo em tecnologias que respondem aos problemas criados pelo trafego nas maiores cidades. Em teoria, a tecnologia poderia ajudar os carros a evitar congestionamentos, recomendar percursos nos quais os motoristas se sentissem mais confortáveis, reservar vagas de estacionamento por antecedência e, possivelmente, ate mesmo dirigir sozinhos.

Para serem administrados dessa forma, os veículos precisam estar conectados a algum tipo de sistema central, que estaria coordenado corn o transporte público e outros métodos de transporte e, para isso, os carros precisam ser equipados corn urn software que pode monitorar e melhorar o funcionamento do veiculo ate nos níveis mais básicos. Esse sistema eventual exigiria que os carros fornecessem quantidades crescentes de informações para sistemas cuja finalidade seria a de minimizar o congestionamento. O sistema também necessitaria de um padrão da indústria, o que não existe hoje. A Ford dobrou seus investimentos em tecnologias de comunicação veiculo a veiculo e a BMW também continua a desenvolver formas para que veículos se comuniquem uns com os outros nas estradas para evitar colisões.

Com a inclusão de software em seus carros, as montadoras, estão entrando em urn territ6rio desconhecido. Elas devem agora dedicar recursos para atualização e testes de software, bem como para o estabelecimento de maneiras de fornecer softwares atualizados para seus clientes. As montadoras precisam coordenar corn maior precisão seus ciclos de desenvolvimento de veículos e de software. Além disso, muitas das tecnologias incluídas nos pacotes de software de automóveis levantam as mesmas preocupações corn relação a privacidade em torno do rastreamento, que muito tern atormentado os fabricantes de smartphones e desenvolvedores de aplicativos.

A Ford esta as voltas corn a melhor maneira de lançar atualizações de software a seus clientes. A empresa despachou pelo correio pen drives para 250 mil clientes cujos carros tem um painel de controle avançado, sensível a toque, que executa a interface MyFord Touch. O pen drive contem uma atualização de software que melhorar os controles de navegação, recursos de música e de telefonia, assim como a capacidade de controlar a temperatura do carro. A atualização também contem urn código que aprimorara a velocidade do sistema e melhorara a interface corn base em críticas comuns dos proprietários Ford.

Embora a Ford diga que planeja continuar a emitir atualizações de software dessa forma, a empresa espera que seus clientes adquiram o habito de consultar o site da Ford para verificarem  por conta própria se existem atualizações de software. Apesar da maioria dos proprietários de carros estarem acostumados corn o fato da tecnologia de seus carros permanecer constante durante toda a vida do veiculo, os carros mais novos estão prestes a mudar tudo isso.

A Ford contratou "engenheiros de interface homem-maquina", cujo trabalho é analisar como seus clientes interagem com o software em seus carros. Muitas vezes, esses engenheiros usam a opinião do cliente para promover alterações no software. Os clientes se queixaram de que muita informação estava disponível em cada tela da interface, de tal forma que a Ford moveu os recursos mais comumente usados para posições mais destacadas na tela e aumentou o tamanho das letras, relegando o restante para menus secundários. Os retornos tem sido positivos. A Ford também solicitou a seus concessionários que dedicassem mais tempo e pessoal para treinamentos práticos em tecnologia visando ajudar os clientes a dominar sua interface.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com