TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Por:   •  17/11/2018  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Audiência de Custódia

No ano de 2015, o conselho Nacional de Justiça juntamente com o Ministério da Justiça e o TJ-SP lancaram o projeto AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA.

A audiência de custória dá ao preso em flagrante o direito de ser apresentado a um juíz no prazo de 24 horas , para que este decida sobre a sua liberdade e a necessidade da manutenção da prisão.

Embora posto em pratica apenas em 2015, a audiência de custódia encontra-se prevista em tratados internacionais em que o Brasil é signatário como Pacto de San José da Costa Rica e Direitos Civis e Políticos de Nova York.

A resolução n° 2013 de 15/12/2015 determinou em seu artigo primeiro , vejamos :

Art. 1º Determinar que toda pessoa presa em flagrante delito, independentemente da motivação ou natureza do ato, seja obrigatoriamente apresentada, em até 24 horas da comunicação do flagrante, à autoridade judicial competente, e ouvida sobre as circunstâncias em que se realizou sua prisão ou apreensão.

Muito diferente daquilo que a maioria da população acredita, a audiência de custódia conforme dados divulgados pelo CNJ, resultam mais em decisões de prisão preventiva que em liberdade provisória, segundo dados coletados entre 2015 e dezembro de 2016, sendo dois terços dos 26 estados mais o Distrito Federal.

A audiência  de custódia leva a autoridade judicial o contato pessoal com o preso para que tenha conhecimento de suas características pessoais, sendo observados aspectos como presas gestantes, indivíduos que  criam seus filhos menores de idade , enfermidades severas que dentro do sistema não seria possivel receber os cuidados necessários.

Sendo a quarta maior população carceraria do mundo o Brasil necessita de politicas que sejam justas. O Estado se omite de varias formas sendo elas do nascimento até a vida adulta. Dar ao preso um tratamento humano é o minímo que se espera de um Estado que negligenciou suas crianças e hoje precisa punir os seus adultos.

Desta forma , devemos reconhecer os avanços atingidos com a audiência de custódia , não podemos aceitar as ilegalidades. Que todo preso receba um atendimento digno independente do tipo de crime cometido.  A audiência de custódia é a favor dos Direitos Humanos, embora boa parte da população não concorde com tal exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com