TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  3.109 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz do prospecto

Disciplina: Direito para Startups 

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Júlia Costa Farath

Turma: 0221-1_2

Tarefa: Prospecto de Startup: We-hoo

Descrição da startup, do seu modelo de negócios e do seu estágio operacional

A We-hoo é uma startup de publicidade on-line, criada em 2020, onde é possível que afiliados se cadastrem, de forma gratuita e, começem a divulgar os produtos e serviços das empresas anunciantes cadastradas, tais como: Lojas Renner, Lojas Paquetá, Casas Bahia, dentre empresas do mercado nacional e, a cada venda realizada pelo link do afiliado, ele recebe uma comissão por parte dos anunciantes.

Com isso, gera-se lucro para as empresas cadastradas, que vendem mais, pois contam com uma rede de afiliados que vão disparar esses links e, também, é benéfico para os afiliados, que pois terão uma renda extra através das comissões, que vão de 5% a 10% do valor da venda, dependendo do seu nível dentro da plataforma (quanto mais vender, mais essa porcentagem sobe).

Os anunciantes totalizam já, em menos de 6 meses, 2 mil afiliados e, eles devem destinar uma taxa de 5% do valor total da venda para a plataforma.

Em cada venda efetivada, o afiliado recebe um e-mail com todas as informações da venda. Os softwares da We-hoo se destacam por serem tecnológicos e realizarem toda esse trâmite, desde o geramento dos links para o afiliado, até a monetização e programação das comissões, onde se leva em conta a legislação atual brasileira nessas transações, descontando os devidos impostos.

Esta é uma forma de monetizar dinheiro pela internet, de forma rápida e fácil, através de ferramentas interativas de marketing, criando relações próximas e duradouras entre afiliados, anunciantes e clientes.

A startup se encontra em um estágio operacional inicial, estruturando sua plataforma e melhorando as métricas do e-commerce, a fim de que seus KPIs alavanquem. Diante disso, faz-se necessário o investimento financeiro na startup, concentrando-o na construção de uma plataforma digital focada na entrega e na qualidade, em soluções ágeis e no marketing, para que, cada vez mais, a plataforma tenha procura de afiliados, anunciantes e clientes, gerando com isso a sua expansão e atingindo sua visão de futuro, que é ser, até em 2025, uma das plataformas líderes em marketing de afiliados.

Modelo de monetização e expectativa de retorno financeiro

A monetização a ser gerada através do investimento de recursos financeiros por parte do futuro investidor, atrelada as práticas de publicidade e marketing para promover a empresa, fazem parte da estratégia de crescimento e de geração de lucro.

Com os recursos financeiros destinados ao desenvolvimento da startup, focando na entrega e na qualidade do serviço prestado, em soluções ágeis e, na realização de ações de marketing como: promoções e divulgações da plataforma, espera-se atingir e vincular muito mais associados e afiliados, com expectativa de abrangir muito mais clientes e de monetizar mais.

Dessa forma, haverá um aumento nas vendas e consequentemente no retorno de taxa que as empresas associadas devem destinar à startup, aumentando a escala da monetização.

Além disso, com os dados dos usuários em posse da startup, levando sempre as considerações e limites da Lei de Proteção de Dados e, a anuência do usuário para tanto, a We-hoo pretende enviar e-mails informativos de alertas de promoções, de redução de preço dos produtos que o usuário visualizou no período de dois meses, informação das novas empresas anunciantes que se conectaram na plataforma, isso tudo, para impulsionar mais as vendas.

A expectativa de retorno financeiro é a curto/médio prazo, tendo em vista que 45%[1] das pessoas estão comprando mais online, pois esta representa uma forma mais barata e mais versátil do que as lojas físicas convencionais e, além disso, o setor apresenta crescimento contínuo, saltando 75%[2] em meio à pandemia, gerando mais lucro para empresas do ramo de e-commerce, do qual inclui esta startup.

Fonte de recursos financeiros

A forma de investimento inicial ocorreu pelos próprios sócios fundadores, que investiram recursos financeiros na startup para que os passos iniciais pudessem ser dados.

Conforme GALVÃO e HANSZMANN (2021, p. 68):

Bootstraping é o investimento de capital pelos próprios sócios fundadores da empresa. Essa forma de investimento tende a ser a primeira fonte de recursos que a startup tem e é usada para dar os passos iniciais no projeto. Nesse estágio, é comum que os fundadores busquem minimizar os gastos com o negócio.[3]

Agora, em busca de investidores-anjo, a startup procura empresários ou empreendedores com experiência no mercado de e-commerce, dispostos a investir parte do seu patrimônio e atuar como consultor ou mentor para o negócio.

GALVÃO e HANSZMANN (2021, p. 70) complementam sobre os investidores-anjos:

Por outro lado, investidores-anjos são ideais para startups que já estão no início dos estágios operacionais (ou seja, as que tem um modelo de negócio já parcialmente validado e minimamente operacional), mas precisam de caixa para escalar a operação, ter tração. De tal modo, o investidor-anjo estaria entrando na sociedade para impulsionar a transformação do protótipo em produto final, fornecendo, além do dinheiro, sua experiência para auxiliar os fundadores a conseguirem lidar com os desafios do início do crescimento mais acelerado.[4]

Com isso, espera-se angarir mais afiliados, empresas anunciantes e, consequentemente mais clientes, gerando maior movimentação na plataforma e, mais lucro para a startup.

Riscos jurídicos relacionados ao negócio

  1. Erro do software em calcular o pagamento de comissão aos afiliados, acarretando erro também no cálculo dos impostos que deverão ser descontados, conforme legislação brasileira vigente.
  2. Propaganda enganosa e abusiva por parte das empresas associadas
  3. Atraso na entrega de produto ou serviço e/ou entrega que não é realizada
  4. O famoso “Li e Aceito” da Política de Privacidade de um marketweb
  5. Proteção de dados

Medidas tomadas para mitigar os riscos identificados

Levando-se em consideração que o grau de incerteza do negócio é baixo, devido a preferência do brasileiro em realizar compras online e, o grau de complexidade da startup também é baixo, a abordagem escolhida para lidar com os riscos do negócio é a abordagem de planejamento de risco tradicional.

GALVÃO e HANSZMANN (2021, p. 15) orientam sobre a escolha da abordagem para lidar com os riscos da startup:

A primeira variável é o grau de incerteza relacionado ao negócio (usando o termo técnico de economia, o grau de ambiguidade). A segunda variável é o grau de complexidade da startup. De tal modo, quando nenhuma dessas variáveis é alta, é mais recomendado que seja escolhida uma abordagem de planejamento de risco.

Por ela, são definidas as abordagens e as soluções para lidar com os problemas encontrados no curso do negócio. Dessa forma, se os riscos elencados acima vierem a surgir, serão definidas as abordagens e as soluções levando em consideração o tipo de risco.

As medidas sempre devem levar em consideração o suporte e o atendimento ao cliente, estes devem ser de extrema qualidade, demonstrando empatia e reciprocidade e, resolvendo o problema do cliente no menor tempo possível, para aproximar relações e evitar o risco de processos judiciais.

O trabalho em relação as propagandas enganosas e abusivas devem ser preventivas, de modo que, a startup deve se certificar que as veiculações das propagandas realizadas são verdadeiras. Mas, caso isso ocorra, será dado todo suporte ao cliente para evitar o risco de processos judiciais. O mesmo vale para os casos de atraso na entrega de produto ou serviço e/ou entrega que não é realizada.

Já em relação a Política de Privacidade, esta não deve ser o único meio de se obter o consentimento dos usuários. Medidas que esclareçam o conteúdo e os possíveis riscos devem ser implementadas, a fim de que o usuário compreenda o que está aceitando e que, se ontenha mais uma comprovação de responsabilidade por o que ele aceitou.

No julgado 0763714-09.2019.8.07.0016 – TJDF, é afastado a responsabilidade da plataforam OLX pelas fraudes e danos causados ao consumidores pelo fato de existir um termo informative e visível no seu site, alertando sobre suas atividades.[5]

Uma das medidas seria a divulgação de informações curtas e precisas, seja através de texto escrito ou de vídeo inerativo, do qual o usuário deverá coinscentir de forma escrita com o trato e o uso dos seus dados por parte da startup.

Estrutura proposta para o investimento (identificar, ao menos, o perfil do potencial investidor)

Busca-se um perfil de investidor-anjo, quer seja, empresário ou empreendedor com experiência no mercado de e-commerce, disposto a investir parte do seu patrimônio e atuar como consultor ou mentor para o negócio.

Pessoas que estejam interessadas e possuam esse perfil, deverão enviar um e-mail para o endereço virtual: “wehoo_investimentos@gmail.com.br” para que juntos e, diante da consultoria direcionada para o negócio do possível investidor-anjo, traçemos uma estrutura de investimento para a startup.

Direitos a serem oferecidos para o investidor e as obrigações esperadas

Observação: os direitos oferecidos devem ser razoáveis para que o investidor possa aceitar os termos da proposta.

Oferta-se ao investidor-anjo uma participação na sociedade, podendo participar das deliberações em caráter consultivo, podendo exigir dos administradores as contas justificadas de sua administração e, anualmente, o inventário, o balanço patrimonial e o balanço de resultado econômico; e poderá examinar, a qualquer momento, os livros, os documentos e o estado do caixa e da carteira da sociedade.

Além disso, oferta-se a participação dos lucros da startup e, declara que, o investidor-anjo não responderá pelas dívidas da startup, até mesmo se em processo de recuperação judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (969.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com