TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV

Por:   •  14/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 1

Aluno: Felipe Ramos Oliveira

Turma: 0421-1 4

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Empresa Goldnet Telecom Ltda

A empresa estudada trata-se de um provedor de internet Banda Larga, o qual passou por um crescimento significante nos ultimos dois anos. A empresa conta com mais de 60 colaboradores, dentre equipe técnica, vendas, gestores e financeiro. Com o advento da pandemia de Covid 19, a internet se tornou ainda mais essencial no dia a dia dos seres humanos, uma vez que suas atividades, em grande maioria, foram migradas do meio fisico para o virtual. Neste passo, a empresa estudada, se tratado de um provedor de serviços de internet, teve um grande crescimento nestes tempos, com o aumento de serviços e consequentemente o aumento de profissionais para sua efetivação. Com o crescimento, e as mudanças de mercado, a empresa vem enfrentando problemas organizacionais, como a falta de engajamento, falta de gestão e preparação de funcionários, e dificuldade de comunicação entre os setores.

Neste sentido, os problemas narrados, vem criando um crescimento desestruturado da empresa, e consequentemente refletindo na qualidade dos serviços prestados.

O engajamento profissional é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio, bem como o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores. O funcionário engajado é aquele que se identifica com os objetivos e valores da empresa, sentindo-se realizado ao desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho. Esse tipo de colaborador apresenta uma postura empenhada, colaborativa e otimista, o que traz diversos benefícios para a rotina da organização.

Para melhora deste cenáriol, é preciso ter líderes que valorizem e dialoguem com seus subordinados, além de um planejamento estratégico de crescimento. Assim, o que se pretente com o presente Plano de Desenvolvimento é estruturar o crescimento da Empresa com a prepação de seus colaboradores para as funções desempenhadas, com a maior comunicação entre os setores, gestão de equipes e employee experiencie.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

No atual cenário da empresa foi verificada a ausência de engajamento da equipe técnica (Serviços internos e externos), SAC e gestores, ocasionando assim em um serviço de má qualidade ocasionando ainda um alto índice de turnouver. A dificuldade de engajamento entre os setores vem gerando um desalinhamento dos serviços prestados pela empresa, gerando um baixo rendimento e consequentemente o descontentamento com os resultados.

O desconhecimento de procedimentos afetos a cada setor da empresa vem ocasionado na falta de engajamento entre eles. As diferenças entre os objetivos da empresa e o organizacional técnico, vem ocasionando um serviço de má qualidade, uma vez que a empresa impõe medidas na maioria das vezes sem entender a fundo os procedimentos técnicos envolvidos, ocasionando na falta de motivação e engajamento dos funcionários resultando em um serviço de má qualidade e um consequente turnouver. 

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

No atual cenário da empresa podemos notar:

  • A Ausência de preocupação com o processo de experiência dos colaboradores por parte da empresa
  • Falta de novas formas de trabalho (employee experience).
  • Deficiência no alinhamento entre as políticas de estratégia e gestão voltadas às tendências do mercado.
  • Ausência da cultura de feedback

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa


Coercitivo

 Líderes integradores, que atuem de forma controlada, pautando pela razão e eficiência.

criar um plano de integração entre os setores, com comunicação clara, com um canal efetivo para que o colaborador possa expor sua opinião acerca de melhor prestação do serviço.

Melhorando a comunicação e o engajamento entre as equipes, seria possível melhorar a qualidade do serviço, extraindo novas ideias a partir dos conhecimentos adquiridos neste projeto.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Baixo engajamento, ausência da cultura de feedback e de comunicação clara.

Profissionais mais engajados, motivados pela percepção de que possuem voz ativa nos projetos da empresa

Desenvolvimento do employee experience com o intuito de melhorar as interações e relações no ambiente de trabalho

Preparando os profissionais, manteremos eles motivados, engajados e mais bem preparados refletindo na produtividade dentro da empresa.

Considerações finais

Por meio do Plano de Desenvolvimento de Equipe foi possível constatar que incentivar a participação e envolvimento dos colaboradores em todas as esferas do ambiente de trabalho faz com que ele entenda melhor a sus posição e etapas de todo o processo organizacional. Esta visualização permite que ele interaja mais e busque a automotivação para encontrar novas soluções para a empresa. Em contrapartida, possibilita aos gestores maior conhecimento sobre as operações da empresa, criando um ambiente propício para novas ideias e soluções.

Referências bibliográficas

  • https://gptw.com.br/conteudo/artigos/employee-experience/ Acesso em 18 de maio de 2021.
  • https://rockcontent.com/br/blog/perfil-de-lideranca/ Acesso em 18 de maio de 2021.
  • https://gptw.com.br/conteudo/artigos/employee-experience/ Acesso em 18 de maio de 2021.
  • https://www.ludospro.com.br/blog/engajamento-profissional Acesso em 19 de maio de 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (801.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com