TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Digital

Por:   •  21/11/2023  •  Bibliografia  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

 

Área: Cibernética  

Curso: Direito

Disciplina: Cultura Digital

Turma: 170101

Data: 2023/1

Professor: Ana Maria Acker

 

 

Rubrica:

Aluno: Flávia de Negreiros Dalpiás

Número:  131374410

Qual o princípio que fundamenta o surgimento da cibernética? Explique o contexto para o desenvolvimento da mesma e como conduziu à estruturação e desenvolvimento da Internet.

Em quais aspectos Norbert Wiener antecipou as transformações que vivemos hoje?

Para a formulação da resposta, consulte os temas 1 e 2, leia os textos de apoio e assista aos vídeos que trabalhamos em aula. Construa um texto argumentativo, demonstre a leitura dos materiais. Citações devem conter a devida bibliografia. Respostas copiadas em parte ou totalmente de fontes sem referência serão desconsideradas.

 

A cibernética surgiu por volta dos anos 40 do século passado, através das experiências de guerra de Norbet Wiener, utilizando o princípio de ser a área que permitia atravessar as diferenças entre sistemas vivos e não vivos capazes da auto-organização. Na época ele definiu a cibernética como a ciência do controle, comunicação e cognição.[1] 

O desenvolvimento da cibernética levou os cientistas a novos modelos matemáticos cada vez mais complexos, decorrentes de novas formas de conceber o envolvimento sistemático homem-máquina. [2]

Devido as necessidades que surgiram com a Segunda Guerra Mundial, foi proporcionado o ambiente para o desenvolvimento desse conhecimento de cunho interdisciplinar, que ajudaram na origem da Cibernética. Foram criados grupos multidisciplinares compostos de matemáticos, físicos, engenheiros, cientistas e outros, que, juntos aliavam a força de seus conhecimentos para resolver os problemas de esforço de Guerra.[3]

A ideia da Internet, por sua vez, inicia por meio da construção do time-sharing, modelo que envolvia o compartilhamento de recursos em rede por diversos terminais. A construção da noção de rede distribuída, em que predomina a ideia de que a rede não é dependente de nenhum centro específico, distribuindo-se por pacotes, foi nesse ponto decisiva. O primeiro projeto do qual a Internet foi herdeira foi designado então de Arpanet, uma das bases para a rede atual, assim como a introdução do chamado protocolo TCP/IP, que organizava a circulação e a formação e reconstituição dos pacotes transmitidos.[4]

Por isso, Norbert Wiener antecipou as transformações que vivemos hoje, tendo em vista aspectos que hoje utilizamos redes sociais pata compartilhamentos de dados, como instagram, whatsapp, facebook e entre outros.


[1] NETO, Moyses da Fontoura Pinto. Breve História da Internet: da Cibernética às Plataformas. Disponível em: < https://www.sites.google.com/ulbra.br/G000277GS001/t001> Acesso em 08 de abril de 2023.

[2] CHAVES, Viviane Hengler Corrêa. A revolução cibernética: a nova cultura. Disponível em: < https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd5_viviane_chaves1.pdf> Acesso em: 08 de abril de 2023.

[3] Idem.

[4] LOVELUCK, Benjamin. Redes, Liberdades e Controle: uma genealogia política da Internet. Trad. Guilherme Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (324.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com