TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CASO DA PETROBRÁS

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

RESUMO................................................................... 3

INTRODUÇÃO...........................................................4

CONCLUSÃO............................................................6

REFERÊNCIAS..........................................................7

RESUMO

Devido ao alto conhecimento das pessoas quanto a empresas acaba desencadeando rivalidade entre as mesma e ocorre geralmente casos de fraudes para conquistar vantagens.

Sendo assim foi criado a governança corporativa que trata de um sistema aonde as empresas são dirigidas, incentivadas e monitoradas que abrange uma grande área e ligação entre sócios, conselho de administração, diretoria e órgãos de fiscalização.

A mesma possui como objetivo a preservação e otimização do valor econômico de longo prazo da empresa e contribuindo para a qualidade da mesma.

Palavras-Chave: Governança Corporativa, Petrobrás, Medidas Protetivas.

INTRODUÇÃO

Frequentemente empresas busca adquirir excelentes resultados para alcançar licitações e com a atual condição econômica do Brasil é corriqueiro as mesmas explorar medidas novas para conquistar esse processo contudo tais medidas novas adquiridas são medidas ilícitas. Tais meios ilícitos são conceituados como fraudes.

Segundo Crepaldi (2010, p 377) fraude é “decorrente do enfraquecimento dos valores éticos, morais e sociais e, principalmente, da ineficácia dos sistemas de controle interno”.

Para executar em tal segmento e supervisionar empresas ou organizações e fiscalizar informações que podem ser divulgadas foi criada a governança corporativa que é um conjunto de normas e práticas que possui como objetivo reduzir conflitos de vontade entre os agentes envolvidos em uma determinada empresa ou organização.

A Bolsa Brasil Balcão elaborou cinco graus de governança corporativa, caracterizada pelo grau de exigência que deve influenciar as informações, são classificadas em Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Nível 1, Níveis 2 e Novo Mercado.

O caso Petrobrás que é uma empresa do setor petrolífero e de referência no ramo, o mesmo acarretou um grande escândalo por causa das diversas licitações fraudadas envolvendo políticos, propina e grandes empreiteiras.

Durante esse trabalho possui como objetivo desenvolver as medidas protetivas de governança corporativa e expressar boas práticas que seria capaz de evitar escândalo no caso da Petrobrás.

CASO PETROBRÁS E MEDIDAS PROTETIVAS

O caso ficou conhecido pois as práticas de governança era ilícitas e confuso, o mesmo veio à tona após a PricewaterhouseCoopers fez uma crítica a empresa logo após começou a investigação e foi detectados contratos falsos assumido pelo ex-diretor da empresa que possuía

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com