TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET E O COMÉRCIO ELETRÔNICO

Por:   •  25/3/2019  •  Monografia  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 17

CAPÍTULO 1 A INTERNET E O COMÉRCIO ELETRÔNICO

1.1 A Internet

Os primeiros conceitos de internet surgiram entre os anos 60 e 70 nessa época o mundo que já havia passado pela primeira e segunda guerra mundial vivia a tensão de um novo conflito, a guerra fria.

O embate dividia o mundo em dois lados o capitalismo liderado pelos Estados Unidos e o socialismo defendido pela União soviética. Temendo que um ataque fosse destruir seus meios convencionais de comunicação assim como seus dados a agencia de projetos de pesquisa avançada dos estados unidos ou simplesmente DARPA criou uma rede na qual interligavam universidades e centros militares o projeto atenderia pelo nome de ARPANET, sendo assim as informações não estariam em um só lugar, mas sim em vários lugares desta forma diminuiria a possibilidade de perder tudo. Em 1990 a Arpanet é desconectada das redes.

Albertin dispõe que “Inicialmente a internet era restrita a uso de pesquisa educacional; o uso comercial era proibido. Entretanto, com a enorme pressão política para a criação de uma super estrada de informação e o desenvolvimento de ferramentas amigáveis para organizar e localizar informações, as regras referentes aos tipos de uso ficaram difíceis de ser mantidas. ”

Já no Brasil, a internet a utilização era restrita somente a instituições de pesquisas e para funcionários e professores de universidades, porem em 1995 depois de pesquisas mostrando os benefícios da internet foi liberada para a utilização comercial.

Inúmeros fatos ajudaram a gerar diversas notícias sobre a internet no mundo. Nos EUA a introdução na internet na Casa Branca em 1993 gerou um tremendo impacto, pois usuários da rede podiam enviar e-mail ao presidente, sua esposa e seu vice. Também ouve impacto quando o Papa João Paulo II se conectou a rede.

Em 1995 foi um ano extremamente importante, foi criado um provedor de internet onde você criava um e-mail grátis, o que na época era uma grande revolução. Para ter acesso a internet precisava-se de um computador, uma linha telefônica e um modem que ligava o computador ao telefone. A internet tinha 30 mil participantes no Brasil, o acesso era feito pela rede nacional de pesquisa RNP ligadas as universidades.

Nos anos 2000 a internet engatilhava uma grande revolução passando a utilização da mesma não só a universidades e empresas, mas também a milhares de pessoas.

Segundo Teixeira “No Brasil, atualmente, 45,6% de sua população acessam à internet (cerca de 90 milhões de pessoas). Se fizermos uma comparação entre os anos de 2000 e 2012, percebemos um aumento, aproximadamente 1.500%, do número de usuários da internet no Brasil ”.

Em 2015 a população que tinha acesso à internet segundo o IBGE era 57,5% cerca de 102,1 milhões, já em 2016 o Brasil fechou com 64,7% da população conectada que é aproximadamente 116 milhões de usuário. A internet está fazendo com que várias gerações a usam, desde crianças até idosos. Em 2016, as mulheres foram as maiores conectadas com 65,5%, os homens que usavam as redes eram de 63,8%. Considerando a idade, internautas com idade de 18 e 24 anos tinham a maior conexão (85%), já os internautas conectados com mais de 60 anos era de 25%.

Hoje, é possível dizer que a internet é fundamental para a vida profissional e pessoal, o aumento da internet nos últimos anos foi essencial para o crescimento do e-commerce no Brasil e no Mundo.

Devido a sua relevância e a agilidade que torna a comunicação imediata entre os usuários da rede, a internet tornou-se o principal meio de comunicação e prestação de serviços no mundo. Com isso, ela pode ser considerada perigosa, pois não há leis que impõem limites as lojas e aos atos de seu consumidor.

Scorzelli afirma que, “não há órgão de controle desta fantástica rede de computadores chamada Internet. A Internet é por isso, considerada, anárquica, por não estar submetida a governos, leis ou polícia” .

1.2. Comercio eletrônico ou e-commerce

O e-commerce represente um pouco do nosso presente e futuro.

O inventor inglês Michael Aldrich foi quem criou as compras online em 1979, utilizando uma pequena televisão para fazer um computador, a transição se fazia por meio de uma linha de telefone. Em 1980, surgiram formas de pagamentos via telefone no comercio eletrônico, como, pagamento em cartão de credito, pagamentos em caixas automáticas e bancários. No ano de 1990, o cientista Tim Berners-Lee o “Pai da Internet” da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), queria melhorar a troca de documentos entre usuários junto com o engenheiro Robert Cailliau. Ele fez um sistema para obter informações das conexões entre todos os equipamentos conectados e trocar arquivos da forma mais fácil possível, o nome dado ao sistema foi hipertexto que leva o usuário a outro ponto da internet. O pesquisador nomeou como World Wide Web que é o famoso WWW traduzida para a rede mundial de computadores.

“A partir do navegador, os usuários terão a chance de localizar e visualizar os documentos armazenados nos servidores. Esses softwares permitem o acesso fácil aos arquivos guardados nos servidores e à exibição de dados de multimídia” .

O comercio eletrônico ou e-commerce consiste na compra e venda de serviços e produtos através de bens eletrônicos, através da internet. Marques define o Comércio Eletrônico :

Podemos definir comércio eletrônico de uma maneira estrita, como sendo uma das modalidades de contratação não presencial ou à distância para a aquisição de produtos e serviços através de meio eletrônico ou via eletrônica. De maneira ampla, podemos visualizar o comércio eletrônico como um novo método de fazer negócios através de sistemas e redes eletrônicas. Lato sensu, pois, o comércio eletrônico abrangeria qualquer forma de transação ou troca de informação comercial ou visando negócios, aquelas baseadas na transmissão de dados sobre redes de comunicação como a Internet, englobando todas as atividades negociais, juridicamente relevantes, prévias e posteriores à venda ou à contratação.

Para entendimento de Fábio Ulhoa Coelho comércio eletrônico:

Comércio eletrônico é a venda de produtos (virtuais ou físicos) ou a prestação de serviços realizadas em estabelecimento virtual. A oferta e o contrato são feitos por transmissão e recepção eletrônica de dados. O comércio eletrônico pode realizar-se através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com