TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha de Filme

Por:   •  20/7/2020  •  Resenha  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 5

O filme “Ou tudo ou nada” (The full monty), de 1997, arrasou nas bilheterias, sendo indicado ao Oscar e ganhador, como melhor banda sonora. O filme gira em torno de seis homens desempregados, desesperados, os quais são sexualmente pouco interessantes, dançarinos pouco experientes, e encontram no show de strip-tease uma oportunidade de mudar de vida, sendo capazes de mostrar ‘tudo’ para ganhar dinheiro. Tudo isso na cidade onde residem, cidade de Sheffield, Inglaterra. É um filme de grande prestígio, trata-se de uma comédia com tom trágico, com uma conclusão eloquente e esperançosa.

Inicialmente, é retratada a cidade de Sheffield com muitas indústrias, em que empregavam-se mais de 90 mil homens, o que possibilitava uma boa vida na cidade, com direito a lazer, boates e discotecas. A cidade era conhecida como “a cidade do aço”. Porém, 25 anos depois, década de 1990, a cidade é surpreendida por uma crise econômica. As indústrias vão ao declínio e as fábricas fecharam, criando um grande número de desempregados. Ex-metalúrgicos passam a ganhar a vida fazendo show de strip-tease. Os nossos personagens principais, de imediato, ao analisar a atividade, faz piadinhas, porém, com o aperto financeiro, veem que tudo é possível, e como o próprio título diz, “ou tudo ou nada”. Tirar a roupa tornou-se a única maneira de recuperar a dignidade, o despir não é apenas ao fato de tirarem a roupa, mas sobre o fato de estarem sem perspectivas na vida.

Gaz é um dos personagens principais, senão o principal. É divorciado, tem um filho, e não tem condições de pagar a pensão. Estando sujeito a ser proibido de ver seu filho. O filme nos mostra um cenário degradante, o filho estando com o pai, faz uso de bebida alcoólica, e em um certo momento, a criança cobra o pai de fazer coisas legais. O que mostra a dificuldade financeira de Gaz, pois este, não tem condições de pagar a pensão, muito menos de proporcionar momentos de lazer ao filho.  No decorrer do filme, Gaz une-se com outros amigos, os quais, todos estão passando por dificuldade financeira.

Há uma cena interessante, em que Gaz e outro amigo, encontram um rapaz (que acaba por se tornar amigo deles também) com o carro estragado. Ajudam-o a arrumar o problema, porém, observa-se que o rapaz estava tentando se matar, asfixiado dentro do carro. Aqui é claramente mostrado que a crise financeira afeta o estado emocional. Embora, o rapaz fosse empregado, não estava satisfeito com a atual vida, buscando um meio de ‘fugir’ dela. Clima negativo afeta a saúde emocional desencadeando sérios problemas emocionais e psíquicos, o que pode resultar na tentativa de suicídio. A cena supracitada retrata o dano que o caos econômico causou na vida da sociedade britânica da década de 1990.

Aos poucos Gaz reúne sua turma, que ao todo são 6 (seis) homens, todos eles sem nenhum atrativo sexual e sem jeito para a dança. Porém, o desejo de melhorar de vida, leva-os a sujeitar a tal situação. O filho de Gaz assusta com a ideia do pai e seus amigos serem strip-teaser, porém o pai explica a situação, e diz que tudo o que está fazendo é para que fiquem mais próximos.

No filme, mostra-nos claramente, que o desemprego e a miséria não escolheu ninguém pela cor, pela descendência, tampouco pelo nível social. Um senhor mente à sua esposa, dizendo que trabalha, enquanto na realidade estava prestes a perder os bens que lhe restavam, e não tinha emprego. Esse senhor sabe dançar. Acabando por se ingressar na turma de Gaz. Os seis homens a compor a turma são homens longe de serem padrões de beleza, o que mostra uma crítica feita ao conceito de beleza. É importante notar que embora intrinsicamente, o filme aborda a independência da mulher, a luta pela igualdade, liberdade sexual, uma vez que elas estão a procura de shows que mostrem homens nus. Por outro lado, vemos homens sendo inferiorizados pelas mulheres. Neste contexto são as mulheres que se divertem com os homens, que os criticam, que os ‘objetificam’. E eles precisam se reinventar. E o modo encontrado para isso, é a dança. O strip-tease.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (292.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com