TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Homofóbica

Por:   •  21/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA

CONCEITO DE HOMOFOBIA

A homossexualidade também chamada de homossexualismo refere-se a pessoas que sentem atração, física e emocional, por pessoas do mesmo sexo. Na Grécia Clássica, em meados do século V antes de Cristo, os gregos não julgavam aqueles que eram homossexuais, tinham o envolvimento de pessoas do mesmo sexo como uma função pedagógica, pois em algumas cidades a homossexualidade era uma prática necessária para os jovens de 12 a 18 anos, sendo considerado um rito de passagem da juventude para a fase adulta. Com a popularização do Cristianismo, essa prática tornou-se errada, visto que eles condenavam o sexo, principalmente daqueles que eram iguais, tendo isto como um pecado. Nesse espaço de tempo inúmeros adjetivos pejorativos foram dados aos homossexuais para identificá-los, tais como: aberração, pecado mortal, perversão. Temos, portanto, a homossexualidade advinda de causas culturais e religiosas.

Nos séculos XIX e XX a homossexualidade era tida como uma doença que as pessoas tentavam desentranhar de suas casas e da sociedade como um todo, procurando uma explicação cientifica para tal ato. O homossexualismo já era, no entanto, uma prática descriminalizada. Entre os anos 40 e 90 a homossexualidade era considerada um transtorno mental e a partir do século XXI passou a existir a condenação de pena de morte para quem se envolvesse com pessoas do mesmo sexo, no Irã o homossexual é enforcado e na Arábia Saudita ele é morto por apedrejamento.

Em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar essa conduta preconceituosa como uma violação aos Direitos Humanos, visto que, todos são iguais perante a Carta Magna. A partir desse reconhecimento no anos 90, a ONU (Organização das Nações Unidas) declara o Dia Internacional Contra a Homofobia, no dia 17 de maio de 2012, com o intuito de combater esse preconceito cada vez mais presente na sociedade e também para comemorar a retirada da homossexualidade como doença e problemas relacionados à saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A homofobia é um termo que foi empregado inicialmente por George Weinberg, em 1971, esta palavra vem de origem grega (homo, prefixo de homossexual; fobia do grego “phobos”, que significa “medo”, “fobia” ou “aversão”). É conceituada como uma série de atitudes e sentimentos negativos que algumas pessoas ou grupos alimentam contra os grupos inseridos na sigla LGBTI, onde estão inclusos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis e intersexuais, esse último, apenas em alguns casos. Também pode partir do próprio homossexual que não assume sua sexualidade, pois teme não ser aceito por sua família, amigos, sociedade e por si próprio.

Suas definições referem-se a antipatia, preconceito, repugnância e ódio. O indivíduo que pratica a homofobia é chamado de “homofóbico”, sendo esse termo utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos 70 e só a partir dos anos 90 teria se espalhado pelo mundo todo. Homofobia, no entanto, seria uma forma de heterossexuais tratarem os homossexuais numa condição de inferioridade, de anormalidade, como uma doença contagiosa, tentando mostrar que a prática da heterossexualidade é a coisa certa e a homossexualidade, portanto, a coisa errada. Os homossexuais estão cada vez mais submetidos à olhares clínicos e até tentativas de “cura”. Esse desrespeito e violência contra os LGBTI representam uma ofensa a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal, que garantem a diversidade humana, liberdade e igualdade de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com