TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional

Por:   •  11/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA PROFISSIONAL

A ética como sabemos está em todos os ramos, na vestimenta, na fala, no comportamento, no tratamento que temos com os outros, e outros ramos que podemos visualizar que é grande. Dentre os grandes aspectos que a ética aborda vou falar um pouco da ética profissional.

Antes de falar da ética profissional, vamos conceituar o que é profissão. Profissão entende-se como uma atividade pessoal desenvolvida de maneira estável e honrada ao serviço dos outros e ao seu próprio benefício. Toda pessoa que busca suas próprias satisfações diárias busca um meio de captar o que precisa para se satisfazer, é no emprego que isso acontece.

Na profissão jurídica não é diferente, por se tratar de pessoas e fatos que envolve a vida delas, a ética profissional e a moral andam lado a lado. Já dizia Carlos Lega o homem das leis “examina o torto e o direito do cidadão no mundo social que opera...a sua ação defensiva e a sua conduta incidem profundamente sobre o contexto social em que atua”. Portanto a profissão jurídica encontra seus mandamentos fundamentais estruturados em princípios gerais de atuação, de acordo com as características dessa atividade social e de acordo com os efeitos dessa atividade em meio às demais profissões.

Os princípios que norteiam a ética profissional visam adequar o comportamento dos profissionais com teorias, princípios e condutas. O princípio da conduta ilibada trata do aspecto moral que “suja” qualquer das carreiras jurídicas, o profissional da área jurídica sempre deve observar sua conduta na vida pública e na vida privada.

Temos também o princípio da dignidade e do decoro profissional que trata de um tema geral, que ser visto em todas as profissões não apenas nas jurídicas, pois todas são dignas. O decoro é essencial para qualquer ser humano, é algo equivalente à decência, honestidade, honra... quem tem decoro tem honra é modesto é respeitado e respeita. O decoro trata da forma correta de se portar, agir ou falar e isso tudo é fundamental para qualquer profissional, não adianta ir em determinado local se não sei os costumes e as os tratamentos adequados.

Diante a diversos princípios que circulam o a ética das profissões estão: o princípio da incompatibilidade, o princípio do coleguismo, o princípio da correção profissional, o princípio da lealdade e da verdade, etc. Todos os princípios e normas servem para nos orientar e nos mostrar como viver em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com