TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional

Por:   •  13/4/2020  •  Resenha  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE DIREITO

CURSO DE DIREITO

GUSTAVO GUERREIRO

ISADORA PEDREIRO

RAFAELLA CAROLINE SANTOS

YURI BRAGUIN DE OLIVEIRA GUILHERME

ATIVIDADE 01 – ÉTICA PROFISSIONAL

MARINGÁ

2020

GUSTAVO GUERREIRO

ISADORA PEDREIRO

RAFAELLA CAROLINE SANTOS

YURI BRAGUIN DE OLIVEIRA GUILHERME

ATIVIDADE 01 – ÉTICA PROFISSIONAL

Trabalho apresentado para satisfação da atividade solicitada no Primeiro Semestre da matéria de Ética Profissional, do Curso de Direito pertencente à Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Campus de Maringá, sob a orientação da Prof.ª Me.ª Kenza Borges Sengik.

MARINGÁ

2020

01 - Ao analisarmos os materiais utilizados em sala e disponibilizados no sistema, um texto foi repetido por duas vezes. Trata-se das palavras de José Roberto de Castro Neves. Não à toa esse excerto fora mencionado. Pensando em tudo que discutimos em sala, façam uma reflexão sobre a besta e a civilidade e como isso pode ser contextualizado à nossa disciplina e à importância do profissional ético.

É da inteligência de José Roberto de Castro Neves, como se consta de seu livro “como os advogados salvaram o mundo”, que a Besta é aquele que se desvirtua da retidão exigida pela profissão. A besta desvirtua, perfaz injustiças e deslealdades. O autor, de forma repleta de sapiência, postula que o tratamento para com (e da) bestialidade nesta seara deve ser feita não retrucando na mesma moeda, ou devolvendo a grosseria com grosseria, pois nenhuma besta será morta por outra besta, não totalmente. Sua forma de combate deve ser a civilidade, a temperança e o bom comportamento para que, quando sozinho e desprovido de iguais, a besta padeça.

A disciplina de Ética Profissional se relaciona com a analogia (besta e civilidade) de José Roberto de Castro Neves no sentido de estudar e formar profissionais que sejam voltados à civilidade, que busquem diariamente combater a besta que assola a classe profissional (seja magistratura, seja Ministério Público, ou até mesmo a advocacia). O reflexo da matéria no profissional futuro é ímpar, trazendo à realidade da profissão armamentos (civilidade) que possam combater eventuais bestas que surjam em tais contextos.

02 - O livro de Antônio Lopes de Sá trata sobre a ética da mentira de forma interessante. Diante da necessidade de estudarmos o tema, façam uma leitura do item ÉTICA DA MENTIRA do livro citado e resumam o item do livro. Resumo precisa conter todos os tópicos do livro nesse tema. Texto para resumo: p. 230 a 247, da obra SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 10. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. Respondam ao final do resumo: qual importância da leitura para prática da profissão jurídica?

r.: O autor inicia definindo que a mentira é uma afirmação consciente que, deliberadamente, diverge da realidade. A ética tem a mentira como objeto de estudo por ser o contrassenso do objeto de estudo da ética: A verdade.

Na modernidade se teve como inferência do estudo da ética que aquilo que diverge da verdade, e suas diversas formas de expressão, gerava anormalidades no bem-estar social.

De Sá postula que Nietzche foi quem mais severamente se rebelou contra as inverdades, inclusive fazendo com que este fosse perseguido. Seu método, conforme aponta o autor, criou seu padrão de virtude, a partir do qual este passou a criticar e questionar o que era imposto como comportamento à humanidade. Tal autor reconheceu como mentiras normas morais consagradas, falsas moralidades que eram tidas como dogmas, inferindo em tal raciocínio que a humanidade havia se preocupado mais em seguir determinado modelo de comportamento que o questionar de forma direta, seguindo, como fruto de tal questionamento, uma ética indubitável e devidamente defesa. Este, como narra o autor, questionou ainda a realidade escravocrata e as ambições dos grupos de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com