TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIVIL ETAPA 3 e 4

Por:   •  19/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

DIREITO CIVIL

ATPS – ETAPAS III E IV

SANTO ANDRÉ

2016

ETAPA III

DOAÇÃO

Doação Inoficiosa.

Doação é um contrato em que uma pessoa por liberalidade transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outro. Art. 538 CC. Um contrato típico, consensual e bilateral pois se aperfeiçoa conforme as vontades. O art. 541 diz que deve ser escrito e formal. A doação se torna oficiosa quando ultrapassa a parte de que poderia dispor a doar em testamento, no momento da liberalidade. Trata-se de um direito de sucessão existente em contrato, onde o doador pode dispor tecnicamente de 50% dos bens que compõem a legitima destinada aos herdeiros necessários. Os outros 50% farão parte da disponível.

No caso apresentado o Sr. Jesuíno é viúvo e possui três herdeiros. E resolve doar seus dois imóveis e carro a uma namorada por nome Elaine.

Entende-se que herdeiros necessários são sucessores legítimos, tendo direito à parte da herança em 50%. Esta doação passa a ser oficiosa quando ultrapassa a parte de que poderia dispor a doar, no momento da liberalidade. No caso, o doador possuía 50% dos bens. Constituindo 25% aparte disponível e 25% a legitima. Este percentual é que se divide entre os herdeiros, a outra metade é excluída até do cálculo.

O legislador neste caso impede que o doador disponha de mais da metade de sua herança com violação de legitimidade dos herdeiros necessários. “Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. (Art. 549 CC.) ”. O Sr.Jesuino só poderia doar parte disponível, como a doação foi feita integral tendo herdeiros necessários ela só pode ser cancelada, tornando-se um Ato Nulo. Porém é preciso analisar que torna se nulo somente a parte que ultrapassa a disponível. "Considera-se inoficiosa a parte da doação, ou do dote, que exceder a legítima e mais a metade disponível".

No caso em tela, foi violado direito dos herdeiros, eis que o doador, ao fazer a doação, não resguardou a legítima a que era obrigado por lei. E a lei reputa como inoficiosa aquela doação cujo valor exceda a parte que o doador podia dispor no momento da liberalidade, razão pela qual deve ser reduzido todo o excesso da porção disponível, na qualidade de herdeiro necessário, ser privado de seu direito sucessório.

No entendimento pretoriano, a disposição legal, é unânime no sentido de considerar nula a parte da doação excedente a que poderia dispor em testamento, por ocasião da liberalidade.

A JURISPRUDÊNCIA

Processo

AG 502343

Relator(a)

Ministra NANCY ANDRIGHI

Data da Publicação

17/06/2003

Decisão

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 502.343 - SP (2003/0009815-4)

RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI

AGRAVANTE : KARLA MARIA GONÇALVES OLIVEIRA E OUTROS

ADVOGADO : PEDRO ELIAS ARCÊNIO E OUTRO

AGRAVADO : JORGE PAULO ROSA E OUTRO

ADVOGADO : EDSON FERNANDO PICOLO DE OLIVEIRA

EMENTA

Processo civil. Agravo de instrumento. Embargos de declaração.

Ausência de omissão. Prequestionamento.

- Os embargos de declaração são corretamente rejeitados quando o acórdão recorrido aprecia os temas levantados pelas partes, não havendo omissão, contradição ou obscuridade a ser sanada.

- Não é cognoscível recurso especial quando não preenchido o requisito indispensável do prequestionamento.

- Agravo de instrumento não provido.

DECISÃO

Cuida-se do agravo de instrumento, interposto por KARLA MARIA GONÇALVES OLIVEIRA e outros, contra despacho denegatório de seguimento a recurso especial arrimado na alínea "a" do permissivo constitucional.

JORGE PAULO ROSA e outro ajuizaram em face dos agravantes ação sob o rito ordinário, objetivando anular a venda de parte ideal de imóvel efetuada por JORGE ROSA, pai dos agravados, aos agravantes - sobrinhos de sua esposa. Alegaram, com base no art. 1.176 do Código Civil, tratar-se, na verdade, de doação inoficiosa.

Julgado parcialmente procedente o pedido para anular a escritura até o limite de 25% da cessão dos direitos sobre o imóvel, apelaram as partes ao TJSP. O acórdão restou assim ementado:

"Anulação de escritura pública. Ação julgada parcialmente procedente.

Preliminar: Argüição, pelos apelantes-réus, de nulidade da r. sentença, vez que não foram intimados a contraditar o laudo pericial. Inocorrência. Não tendo a referida peça técnica influído no desate jurisdicional, não houve prejuízo à sua defesa.

Preliminar rejeitada.

Mérito. Alegação de inexistência de qualquer vício a macular o negócio jurídico realizado, já que houve pagamento do preço.

Inocorrência. Contexto probatório a evidenciar a transferência, pelo 'de cujus', da integralidade de seus direitos e não só de sua parte disponível, definindo-se, pois, em doação inoficiosa, implicando na nulidade do ato somente quanto à parte excedente que desfalcou a

Legítima dos herdeiros-apelados. Recurso improvido.

Apelo adesivo dos autores. Prejudicado, face a manutenção integral da r. sentença 'a quo'."

Interpostos embargos de declaração pelos agravantes, foram esses rejeitados.

Inconformados, interpuseram recurso especial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com