TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Direito Administrativo II - Etapa 2

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – ANCHIETA – SBC[pic 1]

CURSO DE DIREITO

Nome: Enedino Mendes da Silva                 RA 2470275213  7º Sem/  Período: Noturno

Nome: Marta dos Santos Silva                 RA 6656408278  7º Sem/  Período: Noturno

Nome: Nathaly Ferreira Coelho                RA 1299423815  7º Sem/  Período: Noturno

        

DIREITO ADMINISTRATIVO II:  BENS PÚBLICOS E RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL

        

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

UNIAN – UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

        BACHARELADO EM DIREITO

        

Nome: Enedino Mendes da Silva                 RA 2470275213  7º Sem/  Período: Noturno

Nome: Marta dos Santos Silva                 RA 6656408278  7º Sem/  Período: Noturno

Nome: Nathaly Ferreira Coelho                RA 1299423815  7º Sem/  Período: Noturno

DIREITO ADMINISTRATIVO II:  BENS PÚBLICOS E RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL

        

Trabalho de pesquisa sobre Bens Públicos e Responsabilidade Civil Extracontratual apresentado à disciplina de Direito Administrativo para o professor Eduardo do 7º Semestre do Curso de Direito do período da Noite.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4        

ETAPA 2 – CONCEITO DE BENS PÚBLICOS............................................................6

ETAPA 2 – CONCEITO DE RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL.....8

ETAPA 2 – ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS..........................................................9

ETAPA 2 –  RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO......................................9

ETAPA 2 – RESPONSABILIDADE SUBJETIVA DO FUNCIONÁRIO.........................12

ETAPA 2 - DIFERENÇA ENTRE RESPONSABILIDADE ONJETIVA DO ESTADO E RESPONSABILIDADE SUBJETIVA DO FUNCIONÁRIO..........................................13

ETAPA 2 -  ELABORAÇÃO DE UM PARECER..........................................................13

ETAPA 1 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................15

        

        

INTRODUÇÃO

Direito administrativo é um ramo autônomo do direito público interno que se concentra no estudo da Administração Pública e da atividade de seus integrantes. Tal disciplina tem por objeto os órgãosentidadesagentes e atividades públicos, e a sua meta é a sistematização dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse público, regrado pelo princípio da legalidade. Tudo que se refere ao instituto da Administração Pública e à relação jurídica entre ela e os administrados e seus servidores é regrado e estudado pelo direito administrativo.

No conteúdo deste trabalho elaboramos um estudo sobre os bens públicos e responsabilidade civil extracontratual do Estado.

Os bens são divididos em bens privados (pertencem a particulares) e públicos (pertencem ao Estado). O bem público é aquele que pertence a uma pessoa jurídica de direito público (entes federativos, autarquias e fundações públicas) ou que esteja afetado a prestação de um serviço público. Em regra, os bens pertencentes a pessoas jurídicas de direito privado (empresas públicas e de sociedades de economia mista) não são bens públicos. Entretanto, ocorre exceção quando houver a prestação de serviço público, na qual o bem utilizado será considerado bem público, como no caso dos Correios. São características dos bens públicos a Inalienabilidade, Impenhorabilidade e Imprescritibilidade.

A responsabilidade civil do Estado está prevista no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, esta responsabilidade é objetiva e será objeto de estudo a responsabilidade estatal extracontratual. Além disso, o conceito de responsabilidade civil está ligado a três elementos essenciais para a caracterização da responsabilidade, ou seja, conduta ilícita ou lícita, dano e nexo causal. Desses elementos pode-se concluir que a responsabilidade civil é derivada de uma lesão ao interesse alheio, causando um dano a este particular, sendo assim o causador do dano, seja esse dano moral ou material, deverá se responsabilizar pelo dano causado e se for possível reparar o dano fazendo com que as coisas retornem ao estado anterior, ou, caso não haja possibilidade de retornar ao estado anterior, compensar pecuniariamente a vítima da conduta causadora do dano. O presente estudo visa delinear os principais aspectos

da responsabilidade extracontratual do estado, visando melhor elucidação do termo.

Portanto, este trabalho foi elaborado com o objetivo de compreendermos o que são

4

considerados bens públicos e qual é a responsabilidade civil extracontratual do Estado, na qual o mesmo foi desenvolvido por meio dos passos descritos respondendo as questões impostas na Etapa 2 da Atividade Supervisionada aplicada pela Faculdade Anhanguera objetivando a identificação das categorias dos bens públicos e caracterização da responsabilidade civil extracontratual.

5

ETAPA 2 –  BENS PÚBLICOS E RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL

CONCEITO DE BENS PÚBLICOS

Bens Públicos são todos aqueles que integram o patrimônio da Administração Pública direta e indireta. Todos os demais são considerados particulares.

“São públicos os bens de domínio nacional pertencentes as pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual fora pessoa a que pertencerem” (art. 98 do CC). – As empresas públicas e as sociedades de economia, embora sejam pessoas jurídicas de direito privado, integram as pessoas jurídicas de direito público interno, assim os bens destas pessoas também são públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com