TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Advogar na Internet

Por:   •  11/11/2015  •  Bibliografia  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Notas :

A No mesmo pleito Eleitoral, logrou vitória nas eleições presidenciais Jânio Quadros(UDN) com a mais expressiva votação da história do Brasil permitindo à união democrática nacional (UDN) a hegemonia no cenário político nacional, tendo inclusive recebido apoio de Ademar de Barros (PSP).

        

B Governadores Eleitos do PSD de Jucelino kubitschek em conjunto com mais nove outros governadores de oposição. O retorno de um Jucelino triunfante ampliou a crise política que já se havia instalado anteriormente dura”), Castello Branco até (...) para garantir a posse dos 11 governadores de oposição decretou o AI2, em 27/10/1965 . ao pleito eleitoral de 1965 no interior da União Democrática Nacional (UDN), partido que foi fundado em abril de 1945 como reação ao Estado Novo, reunindo diversos setores contrários a Getúlio Vargas e que foi presidido por Magalhães Pinto a partir de 1959 diante da incidência de Castello Branco, pela defesa das Eleições e do regime Democrático, um radical Carlos Lacerda, que não admitia perder (havia apoiado o candidato Flexa Ribeiro) e focava as Eleições  presidenciais, iniciou um processo de constantes ameaças ao governo de Castello Branco, apregoando, inclusive, o não empossamento dos governadores eleitos. Diante das crescentes pressões de radicais de Direita (a chamada “ linha

"As pressões continuaram e, foi diante desse quadro que no dia 27 de Outubro de 1965, Castello decidiu editar um novo Ato Institucional, tornando indiretas as eleições para governador  (as que seriam realizadas no ano seguinte ), procurando baixar a temperatura político-militar e assegurando a posse dos que á tinham sido eleitos. Assim, na outra metade de estados que ainda escolheria os seus governadores, a Eleição seria via Colégio Eleitoral , isto é, Assembléias Legislativas. Um cenário em que a pressão seria capaz de produzir resultados, graças ao eleitorado reduzido, permitindo atingir o resultado desejado. Foi o que aconteceu no Rio Grande do Sul, onde o candidato Ruy Cirne Lima viu a sua maioria transformar-se em minoria em virtude das cassações de mandatos de deputados/ eleitores.

O AI-2 assim fez cessar a vigência da Constituição de 1946, em muitas de suas disposições fundamentais: Simplificou o método  de revisão Constitucional, estabeleceu a eleição indireta também do Presidente, limitou as imunidades parlamentares e as liberdades individuais do cidadão. Dissolveu os partidos políticos existentes, modificou a composição do Poder Judiciário  e deu ao Presidente da República uma soma enorme de poderes. Para muitos a crise que trouxe o AI-2 foi o momento  em que o Ministro Costa e Silva se fortaleceu como sucessor de Castello Branco. E o Presidente, atendia a sede da " linha dura", confirmou a posse dos governadores eleitos, especificadamente  Negrão e Israel os dois Jucelinistas mais visados  à época . Mas começou a perder pontos."                                                                                                    ( Carlos Fehlberg -   http://politicaparapoliticos.com.br/interna.php?pagina=2&t=760335)

C Eleição indireta realizada pela maioria absoluta da Assembleia Legislativa, na forma do art. 1°, do Ato Institucional n° 3, de 5.2.1966. A edição desse ato deveu-se à eleição de governadores de oposição ao Regime Militar em Minas Gerais, Israel Pinheiro, e na Guanabara, Francisco Negrão de Lima. A partir desse ano, todas as eleições de governadores foram indiretas, voltando a ser diretas somente em 1982

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com