TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Marketing

Por:   •  20/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Agosto/2021

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma:


Introdução

Ao se desenvolver um plano de marketing para uma empresa, tem-se em vista a gestão do negócio, ajudando a companhia a criar e a seguir metas e estratégias para se obter o sucesso de um produto ou de um serviço no mercado. Assim, com o plano, pretende-se traçar um roteiro que estabelece pontos como o preço, a promoção e os pontos de venda para o produto.

Dessa forma, o presente projeto tem como fim analisar os dados da Pizza Hut, uma rede de pizzaria multinacional que está presente no Brasil desde 1989. Porém, cumpre aqui destacar que apesar de ser uma grande empresa, que possui um nome já consolidado no mercado, e com fama no mundo todo, de acordo com o site da marca, no Brasil ela está presente em pouco mais de 60 cidades do país, o que seria um número relativamente baixo pelo tempo que ela já se fixou no Brasil. Portanto, pretende-se trazer neste trabalho os pontos fracos e fortes da empresa, possibilitando com isso, traçar uma proposta de plano de marketing, com o objetivo de seu maior destaque no mercado, uma melhora de seus lucros, uma maior captação e manutenção de clientes e um aumento do número de franquias em todo o país.

Sabemos que o mercado de alimentação e de “fast food” é altamente dinâmico e competitivo e que, para se conseguir uma posição de destaque, é importante que a empresa tenha seu Market Share e estratégias bem definidos para se ter uma melhoria e crescimento constantes.


Desenvolvimento

Para se fazer o plano de marketing da Pizza Hut, foram pesquisados alguns pontos importantes e que serão trazidos para se ter uma ideia básica sobre a empresa e se traçar planos de melhora para sua atuação no mercado. Assim, se analisará aqui a história da empresa, uma pesquisa de mercado e possíveis resultados, uma análise ambiental, uma análise competitiva, um planejamento estratégico de marketing e uma proposta de comunicação de marketing.

1- História da empresa:

A Pizza Hut é uma cadeia de restaurantes e franquias especializada em pizzas e massas. Com sede na cidade de Plano, no Texas, a Pizza Hut é a maior cadeia de pizzarias do mundo. Criada em 1958 nos EUA, ela possui presença em 100 países, com mais de 16 mil restaurantes distribuídos pelos cinco continentes.

A marca emprega mais de 250 mil funcionários globalmente. Por dia, são mais de 4 milhões de consumidores atendidos em unidades Pizza Hut ao redor do mundo.

Presente no Brasil desde 1989, atualmente a Pizza Hut conta com mais de 230 restaurantes distribuídos em 24 estados e mais de 60 cidades.

A Pizza Hut atua com três conceitos: Dine-in, que são os restaurantes com serviço de mesa e cardápio ampliado; o Express, que são as lojas de praça de alimentação de shopping, focadas em um cardápio reduzido e serviço rápido; e o Delivery.

No país, a empresa faz parte da IMC - International Meal Company – uma companhia de capital aberto detentora das marcas KFC, Frango Assado, Viena, Olive Garden, dentre outras.

2- Pesquisa de Mercado:

Mesmo com tantos anos de história e tanta fama em todo o mundo, em 2014 a empresa deu início a uma rebrand, com o objetivo de se aumentar as vendas e o número de franquias pelo Brasil, já que a empresa tinha sofrido um período de declínio nos 2 anos anteriores. Assim, como proposta do departamento de marketing da empresa, um novo menu foi criado, aumentando-se os sabores das pizzas e se inserindo novas especialidades de tortas, além de se alterar o uniforme dos funcionários, fazer uma produção de campanhas de publicidade e uma divulgação da companhia e de seus produtos nas mídias sociais.

Outro tópico também observado pela empresa para tentar a sua expansão foi a pesquisa para a instauração de novas lojas em pontos ideais e estratégicos. Dessa forma, a solução da Pizza Hut foi um estudo qualitativo e de cada lugar, com a finalidade de não se comprometer o faturamento das lojas e nem a qualidade dos serviços prestados.

De acordo com o site “Consumidor Moderno”, uma pesquisa realizada pela Yum! Brands, trouxe que um grande crescimento de consumidores que comem fora de casa no Brasil foi constatado nos últimos anos, o que acabou por estimular a aposta da Pizza Hut para um crescimento estratégico da marca, em 2014. A expectativa da gerente de marketing da empresa era fazer com que a Pizza Hut crescesse em torno de 20% naquele ano, e assim, completasse a abertura de 100 lojas em terras brasileiras.

Dessa forma, um grande esforço e investimentos foram empreendidos pela marca, o que realmente aumentou sua visibilidade no mercado naquela época. Porém, ela não se sustentou e atualmente, por conta da grande concorrência no mercado alimentício e, principalmente de pizzarias e de “fast food”, a companhia entrou em declínio novamente.

3- Análise Ambiental:

Para se fazer a análise ambiental de uma empresa, é importante que se analise o ambiente externo, que envolve fatores econômicos, sociais, culturais, políticos e tecnológicos da marca, e, o ambiente interno da mesma, que envolve fatores como recursos financeiros, recursos humanos disponíveis, clima organizacional e tecnologia disponível na empresa. E, junto a este estudo, destaca-se também as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da marca. Para isso, faz-se uso da técnica SWOT, mapeando-se toda a empresa.

Portanto, no caso da Pizza Hut:

a) Ambiente Interno – Forças e Fraquezas:

A Pizza Hut possui uma diversidade de produtos em seu menu, procurando manter a qualidade e o sabor de seus alimentos conforme a sua marca ao redor do mundo. Dessa forma, ela possui um maquinário e tecnologias avançadas para a produção de seus produtos e para se vendê-los. Portanto, para se produzir esses alimentos, é necessário se ter uma mão de obra qualificada e matéria prima de alta qualidade o que faz com que a marca tenha que gastar mais recursos financeiros e, aumentar o valor final do produto, que acaba por recair sobre o consumidor, que nem sempre consegue arcar com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (330.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com