TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Negociação e Administração de Confiltos

Por:   •  23/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Módulo:

Aluno

Turma: 1021-1_5

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Podemos dizer que a arte humana de negociar é desenvolvida desde o nascimento e perdura durante a vida, sendo aperfeiçoada na maioria das vezes de forma natural, de acordo com os acontecimentos da vida cotidiana, pois estamos sempre negociando sem perceber.

Essa negociação é essencial para o sucesso em qualquer área da nossa vida, seja pessoal ou profissional, o que muitos não sabem é que há ciência da negociação e administração de conflitos, que consiste em estratégias e resultados de negociações.

A grande maioria das pessoas acredita piamente que o sucesso nas negociações do dia a dia é baseado apenas em bom senso, sorte, ajuda dos deuses, a emoção das partes, etc. Enquanto os que conhecem da arte dessa ciência da negociação sabem que para busca do sucesso é necessário planejamento, conhecimento da causa a ser negociada, conhecimento das partes envonvildas, quem são eles, ou seja, fazer a lição de casa sobre o processo a ser trilhado em determinadas negociações, demandando disciplina, tempo, determinação e inteligência.

Todo mundo está negociando o tempo todo, sem exceções, alguma vezes as pessoas estão negociando consigo mesma sem perceber.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

O filme eleito para o desenvolvimento do processo de negociação representado foi Hotel Ruanda (2004), de Terry George, devido a rica fonte de estudos sobre negociação e mediação de conflitos em circunstâncias extremas e com apenas poucos recursos disponíveis. Várias cenas do filme demonstram o uso da negociação com pessoas desumanas e em algumas das vezes irracionais, na busca da sobrevivência, pela vida.

A cena escolhida foi quando o general ruandês, após escoltar Paul Rusesabagina, sua família e um grupo de pessoas que o acompanhava, da sua casa até o Hotel Diplomat, descobre que aquele grupo que estavam com Paul eram tutsis. O general exige que Paul atire neles. Eram homens, mulheres e crianças. Paul oferece dinheiro ao general para libertação de todos, após uma emocionante negociação o general concorda em liberá-los por cem mil francos.

Na cena citada os atores da negociação são o Paul Rusesabagina e o general. A negociação é um ato constante no decorrer de todo o filme, com diversos atores, o General Oliver da ONU, General Augustin Bizimungu de Ruanda, o comerciante que apoia a guerrilha tutsi Georges Rutuganda, os próprios empregados do hotel que no começo do conflito contestavam seu posicionamento e sua liderança.  

Podemos identificar facilmente as fontes de poder, ferramentas e táticas na cena escolhida. No começo da cena o general aponta uma arma para a cabeça de Paul, exigindo que que matasse aquelas pessoas, nesse momento demonstra que ele não tem saída para aquela situação, o poder de negociação está nas mãos do general. Paul logo naquele momento percebe que o poder ali é relativo, pois o poder do general era forte, com armas, enquanto o poder de Paul vinha do interesse do general, dinheiro.

A negociação se deu por barganha, iniciando com dez mil francos por pessoa e terminando com dez mil francos para todo grupo.

A persuasão é a principal ferramente que Paul utilizou para obter êxito na negociação, ele argumenta que os reféns não têm serventia para o general, que seria mais lucrativo para ele receber um dinheiro por eles, tocando nesse momento no interesse financeiro do general,

No decorrer do filme Paul recorre a diversas ferramentas e táticas para sobreviver em meio ao caos que estão passando, entre outros, podemos exemplificar o exercício da empatia, apeloà autoridade e ao relacionamento, chantagem, blefe, criação de conflito de interesses, etc.

Ainda sobre a cena eleita, as fases de planejamento e execução ocorrer quase que ao mesmo tempo e muito rapidamente, na luta pela vida de Paul e das outras pessoas que ali estavam, utilizando-se da barganha, persuasão, consegue a libertação do grupo. Através da ancoragem do valor para a liberação das pessoas trabalha a contra ancoragem conduzindo dessa forma a negociação para longe dos valores inicialmente propostos pelo general.

Na fase de controle, percebe-se que se pauta em argumentos lógicos, demonstrando as prespectivas de ganho do general na situação, com uma comunicação não verbal impressionante, getos e expressões faciais acompanham a linguagem, sendo perceptível o posicionamento do seu corpo enquanto estava submisso na negociação e após ter o controle da situação.

Nota-se que na cena foi usada a cartilha da boa negociação por Paul, focando nos interesses e não em posições, demonstrando opções de ganhos para ambas as partes, com critérios objetivos.

Considerações finais

Quando assistimos o filme Hotel Ruanda, podemos observar Paul Rusesabagina fazendo diversas manobras, manipulando, em prol da sua e de diversas outras vidas. Devemos ver o Paul como um exemplo para nossa vida, em meio a tantas adversidades, desvantagem, sempre buscando a solução de conflitos da melhor forma possível.

A única ferramente que Paul obtinha era ele próprio, seu poder de persuasão, suas capacidades que nem ele mesmo sabia que tinha, sem pode contar com o apoio das autoridades, sem auxílio algum externo.

Na maioria das vezes iniciamos negociações apenas com nossa inteligência, sem estar preparado para aquele momento, raramente as pessoas que negociamos são aquelas que desejamos.

As negociações do filme Hotel Ruanda são extremas, algumas delas podemos até considerar distorcidas da realidade.

Podemos concluir e reconhecer que na maioria das vezes lidamos com conflitos do nosso cotidiano como se fossem extremamente graves, como se não tivessem solução, ao invés de focarmos no centro da questão, nos interesses envolvidos, possibilitando uma visão correta do problema, na busca da melhor solução para uma ou ambas as partes envolvidas.

Referências bibliográficas

De Cerqueira, Wagner. O Filme Hotel Ruanda. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-filme-hotel-ruanda.htm. Acesso em 05 de novembro de 2021.

Pelegrino Bastos Maués, Ayrina. Análise do Filme: “Hotel Ruanda”. Disponível em https://medium.com/ayrina-pelegrino/an%C3%A1lise-do-filme-hotel-ruanda-a29344013382. Acesso em 05 de novembro de 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com