TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de filosofia

Por:   •  2/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

v[pic 1]

ATIVIDADEDE FILOSOFIA– 2ª Série - 1º Bimestre

Primeiro Questionário (1,0)

  1. Qual é a relação entre poder e força? (0,5)

Poder é capacidade de produzir efeitos em indivíduos ou grupos humanos e ele pode ser divido em duas formas, quem pratica o poder e aquele sobre o qual é praticado. Para que possam realizar o poder é necessário ter força, mas não física. Força não significa uso de meios violentos de conseguir o que quer, mas de meios que permitam influenciar no comportamento de outra pessoa. Sendo assim quando a pessoa é poderosa, ela é forte, isso é ela consegue influenciar a vida de um individuo ou um grupo de pessoas.

  1. Explique em que sentido o conceito de poder legítimo passou por alterações significativas na Idade Moderna.(0,5)

O Estado tinha que assegurar que para a maioria dos governados obedecessem, não era necessário o uso da força física e esse consenso torna o uso do poder, legítimo. Essa legitimidade mudou durante os séculos, ate chegar a idade moderna. Ao longo da historia humana existiu os Estados teocráticos onde o poder legitimo vinha da vontade de Deus; nas monarquias hereditárias o poder era transmitido de geração para geração e mantido pela força da tradição; nos governos aristocráticos apenar os melhores exerciam as funções de mando (dos mais ricos, os mais fortes, os de linhagem nobre ou da elite do saber); na democracia , ou seja hoje em dia, o poder legítimo nasce da vontade do povo.A legitimidade passou por diversas mudanças, porque os tempos foram evoluindo e precisavam achar um jeito de governar sem o uso da força física.

Segundo Questionário (1,5)

  1. Interprete a alegoria da caverna do ponto de vista político. (0,5)

O mito da alegoria pode ser explicado da seguinte maneira: as pessoas que estão dentro da caverna não conhecem a realidade, na história os prisioneiros acreditam apenas nas sombras que são criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos no dia a dia. Só é possível que essas pessoas conheçam a realidade se saírem da caverna. As sombras projetadas dentro da caverna é como se fossem os políticos, governadores e demais pessoas que trabalham na política, tentam enganar o povo, deixando a população alienada assim como as pessoas que viviam dentro da caverna. Para que os indivíduos deixassem de ser ignorante, precisariam sair de dentro da caverna.

  1. Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as semelhanças e diferenças entre suas concepções de política. (0,5)

Platão acreditava que tudo no mundo era dividido entre mundo sensível e inteligível, para ele havia dois tipos de espécies de seres: o primeiro tipo era o visível e perecível (esse individuo vivia no mundo sensível), em segundo o invisível e perene (o individuo vive no mundo inteligível). O filósofo tinha a opinião de que o mundo das idéias (o inteligível) era uma reminiscência, ou seja uma lembrança ou um saber que já estava presente na alma. Platão dizia que o Estado era a reprodução da alma. Diferentemente de Platão, Aristóteles buscou uma forma de ver o mundo mais realista e moderado, ele acreditava no poder de relações sociais concretas, não havia a explicação de mundo inteligível ou sensível, não era a alma que interferia na forma em que o Estado se encontrava. Aristóteles defendia dois conceitos que formavam a estrutura política: a justiça e a amizade. A amizade cumpria a função de educar os cidadãos para poderem conviver como uma comunidade. O Estado, também é formado pela justiça, que era subdividida em: distributiva (tinha como dever dividir os bens de acordo com os méritos, aquele que merece mais deve receber mais do que aquele que merece menos), comutativa (tinha como dever corrigir a distribuição, afim de melhorar a desigualdade na vida dos cidadãos, de um modo que aquele que merece pouco, tenha somente o que necessita para viver. Aristóteles era mais realista que Platão, sendo assim a opinião sobre política é muito diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com