TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps direito

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS ECOCOMIA

ETAPA 2

PASSO 1

Os principais pensadores foram:

  • Aristóteles: com estudos sobre administração privada e finanças públicas
  • Xenofonte: cunhou o termo “oikonomia” = economia, no sentido de gestão de bens privados
  • François Quesnay: fisiocrata, foi o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação em eles. Seu trabalho deu origem ao sistema de circulação monetária input-output nos anos 1940, pelo economista russo Wassily Leontief, da Universidade de Harvard.
  • Adam Smith: precursor da moderna teoria econômica, seu livro é um tratado muito abrangente sobre questões econômicas que vão desde as leis de mercado e aspectos monetários até a distribuição da terra. Ele defendia que a atuação da livre concorrência, sem interferência do Estado traria por si só muitos benefícios para a coletividade, ou seja, o princípio do liberalismo. Considerava que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano, por isso para aumentar a produção era necessária a divisão do trabalho e a especialização dos trabalhadores em áreas específicas, assim a produtividade decorreria da divisão do trabalho. Para ele o papel do Estado na economia deveria ser apenas a proteção da sociedade e não na intervenção nas leis de mercado.
  • David Ricardo: desenvolveu alguns modelos econômicos a partir das ideias de Smith. Desenvolveu estudos sobre comércio internacional e criou a teoria das vantagens comparativas. Produziu vários dos mais expressivos modelos de toda a história da ciência econômica.
  • John Stuart Mill: foi o sintetizador do pensamento clássico. Seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino de Economia até o início do período neoclássico. Na sua obra definiu melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.
  • Jean-Baptiste Say: ampliou a obra de Smith. Popularizou a chamada lei de Say: “a oferta cria sua própria procura”, onde o aumento da produção se transforma em renda aos trabalhadores e empresários e seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. Essa lei é um dos pilares da macroeconomia clássica.
  • Thomas Malthus: sistematizou a teoria geral sobre a população, onde o crescimento da população dependia da oferta de alimentos. Ele deu apoio à teoria dos salários de subsistência. Para ele a causa dos males da sociedade era o excesso populacional, pois a produção de alimentos não acompanhava o crescimento populacional. Assim, defendia o adiamento do casamento, limites de nascimentos em famílias pobres e aceitava guerras como uma solução ara conter o crescimento populacional.
  • Alfred Marshall: destaque da corrente neoclássica, onde a análise da microeconomia evoluiu muito. O comportamento do consumidor é analisado. A base dessa teoria está no desejo do consumidor de maximizar sua satisfação no consumo e do produtor de maximizar seu lucro. Através do estudo de função de utilidade e de produção, com algumas considerações, é possível deduzir o equilíbrio de mercado. Essa análise é também chamada de teoria marginalista, que é muito rica e variada.
  • John Maynard Keynes: sua obra “Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda” foi tão importante que foi chamada de revolução keynesiana. Sua teoria apontou soluções para tirar o mundo da recessão que passava (década de 30, crise conhecida como Grande Depressão), onde mostrou que as combinações políticas econômicas adotadas não funcionava bem no novo contexto econômico. Sua teoria inverteu o sentido da lei de Say ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego. Para ele, na recessão não existe força de autoajuda, sendo necessária a intervenção do Estado por meio de uma política de gastos públicos. Sua teoria influenciou muito os países capitalistas e trouxe, de modo geral, resultados positivos nos anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial. Nesse período houve expressivo desenvolvimento da teoria econômica, seja pela teoria de Keynes, seja pela incorporação de estatística e matemática que ajudou a formalizar ainda mais a ciência econômica.

A partir das ideias de Keynes, surgiram três correntes: os monetaristas, que privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado; os fiscalistas, que recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuada intervenção do Estado; e os pós-keynesianos, que enfatizam o papel ativo do Estado na condução da atividade econômica. Das várias correntes, todas se baseiam no trabalho de Keynes.

  • Karl Max: teoria valor-trabalho. Para ele o capital aparece junto com a burguesia, que se apropria dos meios de produção. Já o proletariado é obrigado a vender sua força de trabalho, dada a impossibilidade de produzir o necessário para sobreviver. Marx usou o conceito de mais-valia, como sendo o valor que excede o valor da força de trabalho e que vai para as mãos do capitalista, podendo ser considerada o valor extra que o trabalhador cria, além do valor pago por sua força de trabalho. Ele acreditava no trabalho como determinante do valor, assim como Smith e Ricardo, mas era hostil ao capitalismo competitivo e à livre concorrência, pois afirmava que a classe trabalhadora era explorada pelos capitalistas. Ele enfatizou o aspecto político e teve impacto forte na ciência econômica e em outras áreas do conhecimento.
  • Thornstein Veblen e John Kenneth Galbraith: incorporaram em suas análises as instituições sociais (institucionalistas). Consideram que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influências das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico.

Todos esses pensadores influenciaram e influenciam até hoje a economia mundial de alguma forma contribuindo nos modelos adotados pelos países.

PASSO 2

Principais fatores que proporcionaram o crescimento econômico do Brasil:

        Analisando  os dados publicados no Blog Radar Econômico, do  jornal Estadão, observa-se que o Brasil, em 2013, apresentou crescimento nos três setores da economia, com destaque para o segmento de agronegócios. A oferta de crédito, o aumento dos gastos públicos, e o aumento das exportações, foram determinantes para a elevação do PIB nesse período.

PASSO 3

        Empresas:

  • Como Médica Veterinária atuo no setor de serviços e pude observar, na empresa onde trabalho, um aumento na demanda, que foi gerado principalmente pela maior quantidade de dinheiro circulante no mercado.
  • No Banco do Brasil, o aumento na oferta de crédito, direcionado pela política econômica do governo, foi o principal fator para a ampliação dos lucros da empresa.
  • Na clínica de Estética, a maioria das empresas bem sucedidas está constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando inovações. Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma análise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para alcançar os objetivos

A empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com