TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autodesenvolvimento - Meio ambiente

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, o mundo se encontra em situação de alerta para a poluição e o desgaste ambiental. O consumismo que endivida a sociedade não traz apenas consequências econômicas, mas uma maior produção descartável e tecnicamente desnecessária que afeta o planeta em dimensões devastadoras. A influência da mídia no meio social individualista de hoje leva muitas pessoas à comprar por uma "pseudo-felicidade". Isso diminui a vida útil dos recursos naturais e reduz o ser ao que ele tem, e não ao que ele é.

A capacidade midiática de influenciar na vida das pessoas vai além de manipular opiniões. A moda, por exemplo, imposta por revistas e programas televisivos segue os padrões de uma sociedade requintada e de alto poder aquisitivo, o que não é o caso da maioria da população. Em um passado não tão distante esse problema não era tão evidente, pois nos últimos 50 anos o consumo mundial se tornou 6 vezes maior. Além disso, com a maioria dos países seguindo os princípios capitalistas, a economia foi se fortalecendo e abrindo caminho para mais empréstimos e financiamentos. Com tamanha facilidade de acesso ao crédito, famílias se afundam em dívidas e aumentam as taxas de inadimplência, principalmente nos países subdesenvolvidos.

A qualidade do que é produzido mundo à fora também é responsável pelo aumento na demanda industrial. A descartabilidade dos produtos ofertados nas vitrines faz com que o consumidor pague por algo de baixa vida útil, o que o torna obrigado a comprar novamente e assim girar a economia às custas de uma maior geração de lixo. Como nenhuma produção se faz sem matéria prima, cada vez se extrai mais da natureza para suprir as necessidades indústrias. Porém, essa extração dos recursos naturais está 50% acima do que poderia para não prejudicar o meio ambiente.

A quantidade de lixo produzido hoje é preocupante. São cerca de 1 bilhão de toneladas de lixo não degradavel por ano no mundo, e que ameaçam principalmente os lençóis freaticos, podendo contamina-los através do chorume e com isso torna-los inutilizaveis. Além do aumento de lixo e do desgaste ambiental, as indústrias contribuem para a poluição do ar, com a emissão de gases do efeito estufa, e dos rios, eliminando excretos oriundos da produção nos mananciais, prejudicando a qualidade da água e a vida aquática.

Tais situações evidenciam o descaso da raça humana com o planeta, e para reverter esses problemas é necessário uma intervenção do estado. Cabe ao governo promover a reciclagem e incentivar a coleta seletiva, que é o destino atual de apenas 2% do que é gerado. Uma fiscalização para garantir o cumprimento da lei que determina o uso de aterros sanitários também se faz necessária. Além disso, campanhas em relação ao consumo sustentável poderiam ser realizadas pela sociedade. Com isso será possível concientizar a população e salvar o planeta dos danos agravados pela revolução industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com