TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania A Gestão de Pessoas

Por:   •  24/8/2023  •  Seminário  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 4
  1. A gestão de pessoas evoluiu ao longo dos anos a partir da absorção de técnicas e tecnologias modernas que visam a dar maior agilidade e eficiência aos seus diversos processos internos. Antes, vista apenas como meramente burocrática, atualmente, a moderna área de gestão tornou-se um setor estratégico, que atrai maior visibilidade e atenção por parte dos gestores e do mercado de maneira geral. São considerados os principais processos que compõem a moderna área de gestão de pessoas, EXCETO:

    A) Educar pessoas

    B) Manter pessoas

    C) Agregar pessoas

    D) Monitorar pessoas

    E) Recompensar pessoas
  2. Numa determinada empresa, o gerente X, responsável pelo setor de recrutamento e seleção, pediu demissão. O funcionário Y, antes subordinado a X, passou a responder pelo setor interinamente. Como a saída do gerente X da organização foi abrupta e não houve tempo de preparar a sucessão, o diretor optou por não promover o funcionário Y ao cargo de gerente. Assim, embora Y precisasse prestar contas ao diretor sobre os resultados do setor, não podia decidir ou autorizar a alocação de recursos do setor, nem recompensar ou punir o desempenho dos demais funcionários.
    Na situação descrita houve:

    A) Delegação de autoridade e de responsabilidade;


B) Atribuição de responsabilidade e descentralização de autoridade;

C) Centralização de decisões e atribuição de autoridade de linha;

D) Atribuição de responsabilidade, mas não de autoridade;

E) Descentralização de decisões e delegação de autoridade

     

  1. Sabe-se que o Departamento Pessoal é uma área especializada na gestão dos funcionários da empresa. Ele gerencia a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas. O que além de gestão de pessoas, envolve cálculos matemáticos para que se obtenha os valores corretos dos direitos trabalhistas. Fazem parte das atividades do setor de pessoal:

    A) Elaboração do balanço e plano de contas.

    B) Saúde e segurança do trabalho.

    C) Plano de mídia e campanha publicitária.

    D) Planejamento estratégico e ações diretivas.

    E) Desenvolvimento de produto e plano de marketing.

  1. Ao longo do tempo, a administração de recursos humanos firmou-se como uma das mais importantes áreas em uma organização. Essa importância é oriunda do patrimônio que está sob a sua responsabilidade – as pessoas. As pessoas são consideradas como o “bem” mais valioso em uma organização, pois são elas que detêm o conhecimento, as técnicas, as competências, a liderança, ou seja, são as pessoas que impulsionam as organizações para o cumprimento de sua estratégia. Sobre a contribuição da administração de recursos humanos para a eficácia organizacional, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.

    B) Proporcionar à organização pessoas motivadas e bem treinadas.

    C) Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

    D) Blindar a organização dos efeitos de mudanças externas (tecnológicas, sociais, econômicas etc).

  1. Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Uma das áreas de maior importância para as organizações, a administração de recursos humanos:

    A) Encarrega-se exclusivamente das rotinas trabalhistas e de pessoal, bem como do controle da vida funcional dos empregados, tais como pagamento e treinamento.

    B) Corresponde ao que se costuma chamar de administração de pessoal, cuja função é apenas administrativa e de controle, sem preocupar-se com integração e motivação.

    C) É um conjunto de atividades que devem ser realizadas apenas pela unidade da estrutura organizacional responsável por sua gestão.

    D) Tem a função estratégica de integrar e motivar as pessoas que nelas trabalham, buscando alcançar eficiência e eficácia nas atividades que desenvolvem.
  1. Davel e Vergara (2009) entendem que o capital humano não faz somente parte da vida produtiva das organizações. Afirmam que as pessoas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e aos processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral. A área de Gestão de Pessoas tem por objetivo administrar e potencializar o capital humano de uma organização. A respeito das atividades relacionadas à Gestão de Pessoas, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade inerente a esta área.

    A)
    Seleção e recrutamento de talentos.

    B) Treinamento de pessoal.

    C) Desenvolvimento organizacional.

    D) Acompanhamento das modificações do patrimônio.

    E) Administração de cargos e salários.
  1. A Visão contemporânea da gestão de pessoas, defende que o mundo está em constante mudança, as pessoas estão mudando e, consequentemente, as organizações estão em processo de mudança. Assinale a alternativa que não corresponde a essa visão contemporânea:

    A) Gestão centralizada.

    B) Visão holística.

    C) Gestão baseada em competências.

    D) Gestão baseada na qualidade de vida.

    E) Trabalho sinérgico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com