TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito econômico: A história das coisas

Por:   •  3/4/2016  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

A história das coisas

O vídeo sobre a “história das coisas” mostra como é o sistema de produção na atualidade, desde a sua extração e produção até o consumo final e seu descarte.

Este vídeo nos faz refletir e chegar a conclusão que, precisamos urgentemente encontrar meios de se criar um planeta mais sustentável, uma vez que estamos matando aos poucos o nosso planeta. Infelizmente vivemos em uma sociedade em que a política capitalista é o principal fator que move a economia.

As indústrias criam produtos novos, tomando por base um sistema linear, sendo que vivemos num planeta que é finito, e não se pode gerir um sistema linear num planeta finito, pois no sistema linear os recursos naturais são utilizados e devolvidos ao meio ambiente em forma de agentes tóxicos, e a mão de obra quase não tem valor, tornando assim as pessoas envolvidas nesse sistema, cada vez mais submissos à forma que ele é desencadeado.

Um dos pontos que relaciona o vídeo à matéria ministrada em sala é o da obsolescência programada.

A obsolescência programada ocorre quando o produtor de forma proposital desenvolve, fabrica e distribui determinado produto de maneira em que tal produto se torne não funcional e especificamente acaba forçando o consumidor a comprar sempre a nova geração do produto.

E para finalizar, outro ponto relatado no vídeo e exposto em sala de aula é o do consumismo.

O consumismo representa grande ameaça ao interesse coletivo e ambiental, pois o consumismo nada mais é do que uma compulsão que induz a pessoa a comprar ilimitadamente e sem necessidade os bens, as mercadorias e os serviços.

As pessoas consumistas se deixam influenciar extremamente pela mídia, são manipuladas o tempo todo, ou seja, precisam comprar para se sentir bem e se sentir dentro da sociedade.

Referências bibliográficas

CUNHA, Michel. A HISTÓRIA DAS COISAS. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2016.

SANTANA, ANA LUCIA. CONSUMISMO. Disponível em: http://www.infoescola.com/psicologia/consumismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com