TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Direito de Personalidade

Por:   •  27/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

DEPARTAMENTO DE DIREITO – UFLA

DIREITOS DA PERSONALIDADE

ALUNA(O): JANAÍNA FERNANDA DE LIMA

TEMA: OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO.

Referência: ASCENSÃO. J, Oliveira. Os Direitos de Personalidade no Código Civil Brasileiro.

Resumo do Conteúdo:

- O trabalho do autor objetiva expor os Direitos de Personalidade de forma crítica, e com base no Direito Comparado.

- Assim, baseia – se no próprio texto da lei para fazer suas aferições: estabelece um comparativo histórico normativo entre a Constituição Brasileira vigente, como também a não vigente; o Código Civil de 2002; o Novo Código; o Código Civil Italiano; o Código Civil Português e o BGB.

- A análise inicial é na aferição de que no Código Civil de 2002 não há menção prevista sobre direitos de personalidade; assim como o BGB.

- Sobre esse fato, o autor aduz que uma justificativa considerável para a omissão dos direitos de personalidade pelo Código Civil seria que a matéria já estaria regulada na Constituição, que regula apenas as vinculações do Estado perante os cidadãos – não se preocupando, pois, em regular os direitos civis.

- José de Oliveira afirma que o Projeto de Novo Código Civil, que possui um capítulo intitulado: “Dos Direitos da Personalidade” possui uma influência dos Códigos Civis Italiano e Português – regulando aspectos específicos como a disposição do próprio corpo, direito ao nome e à imagem.

- Posteriormente, o autor em tópico especial, estabelece a distinção entre direitos fundamentais e direitos de personalidade. Assim, ele observa que os direitos de personalidade são um ramo do direito especial, diferente do que é estabelecido no primado da pessoa humana, que segue um viés aberto, geral.

- Em contrapartida à multiplicação dos direitos fundamentais, Oliveira arrisca que esse fenômeno poderia corresponder a uma banalização e enfraquecimento, e consequentemente, esvaziamento do seu conteúdo.

- Em seguida, Ascensão faz a distinção entre direitos da personalidade e direitos pessoais, com a afirmativa de que “o empolamento dos termos levou a integrarmos os direitos da personalidade todos os direitos pessoais” – esclarecendo que estes seriam definidos pela negativa, como direitos não patrimoniais.

- Após claras diferenciações, o autor inicia seu tratamento exclusivo ao regime dos direitos da personalidade, afirmando em um primeiro momento, de que tratando – se de direitos da personalidade não há que se falar em um direito absoluto, porque a defesa da personalidade não pode estar dependente de previsão legal.

- Em seguida, o autor faz uma explanação acerca de suas características, e cita alguns exemplos.

- Por fim, em tópico especial, José Oliveira Ascensão, elucida aspectos dos direitos da personalidade e do direito dos egoísmos individuais afim de demostrar que há uma crise dos direitos de personalidade de modo em que o que deveria ser o direito da pessoa ontológica, se transformou em uma espécie de “direito egoístico”, com a perda de seu caráter solidário. O autor termina com a reflexão paradoxal de que os direitos da personalidade são, simplesmente, os direitos da pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com