TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a arbitragem

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Tem-se por arbitragem, o acordo de vontades celebrado entre pessoas maiores e capazes, que preferem submeter a solução de eventuais conflitos entre elas aos árbitros e não a decisões judiciais.
A lei de que trata esse instituto no Brasil é a de 9307/1996, entretanto, a arbitragem já estava instituída no mundo há mais tempo.

Diferentemente do que muitos acreditam, a arbitragem é um instituto de solução de controvérsias já utilizado há tempos pelo homem, sendo suas referências mais remotas, datadas de 3.000 anos antes de Cristo.

Em uma breve analise, podemos verificar a utilização da arbitragem em diversos lugares em tempos remotos.

Na Grécia antiga, a arbitragem teve relação principal com o direito internacional, constatou-se a arbitragem no tratado entre Espanha e Atenas em 455 a.C., onde já continha cláusula compromissória.

Na Roma antiga, a justiça comum era tida como privilégio restrito para sacerdotes e nobres, a arbitragem no entanto se desenvolveu tendo em vista o sistema adotado ter como objetivo solucionar os litígios dos cidadãos em campo não judicial.

O Alcorão também faz parte da arbitragem, assim que a 4ª Surata comanda que, se houver disputa entre marido e mulher, estes devem-se valer de um árbitro da família dela ou dele. Samir EL Hayek, comentando o versículo 35, diz que trata de um plano excelente para ajustar as dissidências familiares.

Há registros de que apesar de existente entre os séculos XVI e XVII, a arbitragem foi ganhando força em XVIII, teve algumas restrições no século XIX e no século XX teve a sua ratificação de tratados sobre a matéria e a sua inserção na grande maioria dos sistemas jurídicos nacionais.

Na era contemporânea, a arbitragem é utilizada e com grande êxito em diversos países.

Na Argentina com a lei 24.573/95, há a mediação, em caráter obrigatório, antes do ingresso de qualquer ação civil. Diz-se que nos códigos de processo civil e comercial, bem como, código de procedimento civil e comercial, preveem a arbitragem.

No Paraguai a arbitragem esta inserida no Código de Processo Civil, em seus artigos 774 a 835.

No Uruguai, em seus artigos de 472 a 507 no Código Geral de Processo da Republica Oriental do Uruguai.

Nos Estados Unidos, a arbitragem teve a sua expansão através de um sistema chamado AAA (American Arbitration Association). Constituído por um grupo com mais de 57.000 árbitros e 35 sedes físicas. A “AAA” é uma instituição privada e sem fins lucrativos que oferece serviços ao publico na administração de arbitragens. As regras aplicadas são de 1992 e são compostas por 37 artigo

No Brasil, a arbitragem foi identificada desde a época em que o País estava submetido a colonização Portuguesa.

Sua primeira aparição foi em 1924, na Constituição do Império em seu artigo 160, onde tivera sido estabelecido que, podiam as partes estabelecer juízes-arbitros para solucionar os litígios cíveis e seriam executadas se as partes no particular, assim, convencionassem.

Em 1895, a primeira Carta Republicana, não homenageou a arbitragem entre as pessoas privadas, todavia, não deixou de incentivar a sua prática como forma pacífica.

Em 1934 a Carta tornou a aceitar a arbitragem, deixando a sua competência à União         para legislar sobre as regras disciplinadoras.

A Constituição de 1937 e 1946 não fizeram nenhuma menção quanto a arbitragem privada, bem como a lei Maior de 1967.

A atual Constituição de 1988, referiu-se a arbitragem no seu artigo 4, parágrafo 9, VII, bem como, em seu artigo 114, parágrafo 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com