TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas

Por:   •  29/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO

Disciplina: Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas.

Alunos: Mateus Melo, Geferson Machado

A abordagem comportamentalista X abordagem humanista: convergências e divergências

A psicologia na educação aborda várias concepções em relação à aprendizagem. E dentre elas, existem várias convergências e divergências, porém, aqui, vamos explanar de forma direta, objetivo da abordagem humanista e a abordagem humanista.

Num sentido amplo, aprendizagem define-se como a mudança relativamente permanente no humanismo ou no comportamentalismo, produzida pela experiência.

A comportamentalista é conhecida como o método mais tradicional no nosso sistema educacional. É a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais. O indivíduo é isolado. O comportamento é qualquer coisa que se faça e possa ser observada diretamente. Comportamento por estimulo e reposta. O homem é condicionado, “comportado” e cumpridor de papéis.

Já a humanista, é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. O homem como um ser relacional, ativo e interativo ao meio. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. Tem liberdade de escolha. Rogers não aceita o controle e a manipulação das pessoas, ainda que isso seja feito para tornar as pessoas mais felizes.

Por fim, ambas são importante para o processo educacional, no quesito de direcionar e formar o humano na parte educacional como na social. Preparar para o ensino e para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com