TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos operários, o início das manifestações populares no mundo.

Por:   •  24/5/2017  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

MOVIMENTOS OPERÁRIOS – O PRECURSOR DE TODOS OS MOVIMENTOS POPULARES

        Ao começar a estudar sobre os movimentos populares que mudam, alteram e adequam o direito e seu modo de aplicação, é fácil remetermo-nos para os primórdios desses movimentos, onde inicialmente tínhamos uma situação difícil para a maioria da população, no período pós revolução industrial onde as vagas de trabalho e o tempo de trabalho eram tão escassas e longos, respectivamente, quanto desumanos. Através desses movimentos como o movimento operário é que passamos a ter uma sociedade que se democratiza e se iguala ao longo das décadas, mas ainda assim, há muito o que ser considerado.

        Fazendo uma breve contextualização histórica, o movimento operário surge em meio a um cenário, onde os trabalhadores eram submetidos a condições sub-humanas de trabalho, não tinham higiene adequada para ter o mínimo de bem-estar, jornada de trabalho excessiva, trabalhavam aos montes sem proteção alguma, seja de lei, seja por parte dos donos das fábricas, e além de tudo havia trabalho de mulheres e crianças que ganhavam muito menos do que os homens, que já ganhavam pouco. Nesse período, tínhamos uma ausência de direitos, onde, por exemplo, se houvesse acidentes de trabalho, o trabalhador nem sequer seria remunerado, nem custos hospitalares pagos, nem sequer direito a alguma coisa.

        Nos primórdios do movimento, tínhamos um movimento mais efêmero, violento, onde no início os operários atacaram as máquinas, pois acreditavam que as máquinas eram as responsáveis pelas percas dos seus empregos, esse movimento ficou conhecido como Ludismo, e foi duramente reprimido, posteriormente dando lugar a uma nova forma de luta, agora por meio de sindicatos e organizações, e já na década de 1830 tínhamos organizações bem estabelecidas em todo o Reino Unido. Outro movimento muito importante nesse período foi o cartismo, onde em 1838 foram entregues várias cartas com reivindicações ao parlamento britânico. Também em meio a todas essas movimentações surgiram correntes cooperativistas, que visavam uma coletividade nos meios de produção e uma melhor condição de trabalho e uma melhor vida social.

        A publicação do Manifesto do Partido Comunista, em 1848, de Karl Marx e Friederich Engels, gerou uma série de eventos revolucionários em toda a europa, fazendo com que o movimento operário se dividisse em várias vertentes, espalhando-se para vários países, inclusive o Brasil. Vemos então, o que Marx falava se concretizando, pois sua ideia de práxis, onde a teoria+prática era necessário para que houvesse a mudança, a melhora, realmente causou um salto gigantesco e uma mudança nesse cenário das revoluções, onde temos vários direitos que daí foram gerados, como a diminuição da jornada de trabalho, a proibição do trabalho infantil, melhor remuneração dos trabalhadores, gerando um dos valores mais importantes, que é a igualdade, que fundará e influenciará as bases das constituições de todo o mundo de sua época.

BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com