TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO EM DISTRIBUIÇÃO

Por:   •  29/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DA COMARCA DE OSASCO - SP

PROCESSO EM DISTRIBUIÇÃO

RICARDO GARCIA AUGUSTO DOS SANTOS, brasileiro, advogado, RG 27.858.516-4, CPF/MF 259.300.318-94 e SUZANA HENRIQUE GARCIA DOS SANTOS, brasileira, corretora de imóveis, RG 43.976.211-x, CPF/MF 341.132.488-00, ambos casados entre si sob o regime de separação total de bens, residentes e domiciliados na Rua Maria Carvalho de Lima, 334, Helena Maria, Osasco, São Paulo, SP, CEP 06260-100, o primeiro atuando em causa própria e neste ato representando a segunda proponente nos termo do mandato acostado, com fulcro no §2º do  artigo 1639 do Código Civil bem como 734 do Código de Processo Civil, vem à presença  de Vossa Excelência apresentar AÇÃO DE ALTERAÇÃO CONSENSUAL DE REGIME DE BENS NO CASAMENTO (DE SEPARACÃO TOTAL PARA COMUNHÃO PARCIAL) pelas razões de fato e direito a seguir:

I- DOS FATOS.

No dia 06/09/2014 as partes contraíram matrimônio pelo regime de separação total de bens, tendo em vista que o primeiro proponente estava em processo de financiamento imobiliário, sendo que a segunda proponente encontrava-se na fase de resolução de algumas pendências financeiras que impediriam, naquele momento, a obtenção de crédito junto a instituições financeiras para a conclusão do processo de financiamento.

Atualmente esta situação já se normalizou, ocasião em que os cônjuges decidiram de livre vontade, alterar o regime atualmente válido de separação total de bens para o regime de COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, atual regime legal de bens.

Salientam as partes que o presente pleito não tem nenhum intuito de prejudicar terceiros, como de fato não prejudica, mas pelo contrário, o presente pleito fortalece a segurança jurídica de proteção da família. A mudança do regime de separação total de bens para comunhão parcial de bens, diante deste caso concreto, não há nenhuma possibilidade de prejuízo a quem quer que seja.

Desta forma, vem os cônjuges requerer a alteração do regime de bens no casamento de separação total de bens para comunhão parcial de bens. 

II- DO DIREITO. 

Como é cediço, a possibilidade jurídica dessa ação de modificação do regime de bens, foi criada pelo Código Civil de 2002, especialmente pelo ser art. 1.639 § 2º, segundo o qual: “É admissível alteração do regime de bens, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada a procedência das razoes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros”.

 A regra foi praticamente repetida pelo caput do art. 734 do Novo Código de Processo, in verbis: “A alteração do regime de bens do casamento, observados os requisitos legais, poderá ser requerida, motivadamente, em petição assinada por ambos os cônjuges, na qual serão expostas as razões que justificam a alteração, ressalvados os direitos de terceiros”.

 É livre o exercício do Direito desde que não tenha o fim de prejudicar ninguém, conforme doutrina a Constituição Federal. Os cônjuges são maiores, capazes, podem decidir como melhor entenderem a forma de consorciarem-se e de dividirem suas vidas, não devendo o Estado impor ou administrar aquilo que foge ao seu alcance.

 Não obstante a apresentação dos motivos acima, o Tribunal de Justiça de São Paulo entende que não há necessidade de detalhamento das razões, ou seja, pela “desnecessidade de apresentação muito pormenorizada de razão” para a alteração do regime (TJSP Apelação 0018358-39.2009.8.26.0344, Acórdão 5185207, Marília, Sétima Câmara de Direito Privado, Rel. Des. Gilberto de Souza Moreira, j. 01.06.2011, DJESP 09.08.2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com