TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo

Por:   •  18/11/2019  •  Monografia  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

CONSTRUTOR

Função

A responsabilidade pela execução física de um edifício é da construtora, que fica encarregada por contratar a mão-de-obra e equipamentos para a construção, tendo como responsabilidade essencial a qualidade física da obra, assegurando que o edifício não tenha problemas físicos, como por exemplo infiltrações, rachaduras, imperfeições e irregularidades. Garantindo também o cumprimento dos prazos acordados no cronograma construtivo.

A responsabilidade do construtor        

Tratando-se sobre a responsabilidade do construtor será objetiva, pois tem o risco da atividade, visando lucro e tendo em mãos todos fatores para produzir a obra, havendo a presunção de culpa por defeitos ou acidente. Podendo ser contratual, onde decorre da inexecução culposa de sua obrigação, violando o contrato executando a obra com defeitos ou não efetuar a obra, o construtor será responsabilizado como contratante inadimplente, aplicando-se arts. 389 e 402 do Código Civil referente a perdas e danos e lucros cessantes. O construtor inadimplente ficará isento de cobrança apenas se provar que a inexecução parcial ou total da obra tenha ocorrido por caso fortuito ou força maior, conforme art. 393 e parágrafo único do Código Civil. E ainda poderá ser legal ou extracontratual tendo a responsabilidade pela perfeição da obra, onde não apenas decorre de conhecimentos técnicos, e também de estética e arte. Sendo possível a rejeição da obra imperfeita ou defeituosa, conforme art. 615 do Código Civil ou receber abate no valor, art. 616. No caso da segunda parte do artigo antecedente, pode quem encomendou a obra, em vez de enjeitá-la, recebê-la com abatimento no preço do Código Civil, e referente a responsabilidade pela solidez e a segurança da obra trata-se no art. 618 e parágrafo único do Código Civil.

Responsabilidade pelos vícios redibitórios

Caso os defeitos sejam aparentes, acaba a responsabilidade do construtor com o recebimento da obra, art. 615, CC. Se forem ocultos, o construtor ainda responde por um ano após entregar a obra, art. 445 e § 1º, CC

Código de Defesa do Consumidor

A responsabilidade na maior parte é objetiva, por danos causados ao cliente, sendo pelo produto ou vício do produto, ou serviço e vício do serviço, art. 12, 14, 18 e 20. Sendo admitidos excludentes caso não seja responsabilidade absoluta do construtor, por culpa exclusiva da vítima, fato de terceiro ou força maior. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com