TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Direito Penal

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

O número de denúncias de casos de tráfico de pessoas cresceu 865% entre 2011 e 2013, segundo relatório do Ministério da Justiça. O dado passou de 32 casos recebidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) em 2011 para 170 no ano seguinte e para 309 em 2013. Os números constam no Relatório Nacional de Tráfico de Pessoas, divulgado nesta quinta (30) pelo governo federal. A data marca o dia mundial de enfrentamento ao crime. Segundo os dados do Disque 100, serviço de denúncias da SDH, a maior parte das vítimas tem idade entre 0 e 17 anos, pele branca e sexo feminino. Em 2013, 91,5% das vítimas com idade informada eram crianças e adolescentes; 73,3% dos casos com sexo informado eram mulheres, e 57,5% dos casos com descrição de cor/raça se referiam a vítimas brancas. A tendência de crescimento também foi registrada pelo Ligue 180, gerenciado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). O volume de denúncias recebidas por este canal passou de 35 em 2011 para 340 em 2013. Desse total, 64,7% (220 pessoas) relatavam tráfico internacional ou interno para exploração sexual, e 34,11% (116), tráfico internacional ou interno para exploração do trabalho. Em 2013, o serviço também registrou três denúncias de tráfico para remoção de órgãos e uma de tráfico interno para adoção

(Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/denuncia-de-trafico-de-pessoas-subiu-865-entre-2011-e-2013-diz-estudo.html)

QUESTÃO

O artigo 231 e 231-A do Código Penal criminalizam uma multiplicidade de condutas definidas como “Tráfico de Pessoas” seja internacional ou interno. A estruturação dos referidos tipos penais exige que o crime seja cometido com dolo específico, ou seja, com a vontade intencional do agente de cometer uma das condutas descritas nos elementos objetivos do tipo penal, para realização do objetivo de contribuir com o deslocamento forçado de pessoas.

Inegável a aplicação da pena para aqueles agentes que sequestram e escravizam as vítimas para participarem de esquemas internacionais de prostituição. Há, contudo, situações em que pessoas são levadas para esses referidos locais, conscientes de que o trabalho a ser realizado será o de prostituição, o que acaba por acarretar o consentimento da vítima em deslocar pelas fronteiras internacionais com a finalidade de se prostituir.

O consentimento do ofendido em realizar a atividade de prostituição elimina a ilicitude da conduta descrita nos referidos artigos? (Mínimo 15 linhas)

Segundo NUCCI, a dignidade sexual está acoplada à sexualidade humana, sendo que esta sexualidade compreende todos os fatos e aparências da vida sexual individual, desse modo: “a atividade sexual individual (v.g., masturbação) e o relacionamento com terceiros devem ser considerados parcela integrante da intimidade e da vida privada, merecendo respeito e liberdade” (NUCCI, 2013, p.40). Apesar do atual Código Penal não punir a prostituição, perante as condutas que se assemelham a ela, ele assume uma postura extrema como por exemplo, com as incriminadoras dos art. 231 e 231- A do Código Penal, sendo que nessas o legislador não puniu só a conduta do verdadeiro traficante de pessoas, mas também de qualquer indivíduo que venha auxiliar outrem em viagem para outro lugar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com