TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS GERAIS DO PROCESSO PENAL

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.161 Palavras (17 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 17

PRINCÍPIOS GERAIS DO PROCESSO PENAL

Com base no art. 345 CP não se admite no Direito, justiça com as próprias mãos, com base nisto que o Estado resolve o conflito através do processo assim o juiz exerce sua atuação dando fim a lide, o processo pode ser visto de duas maneiras distintas mas conexas entre si: objetivo e subjetivo, no aspecto objetivo existe o procedimento onde estão constituídos os atos e fatos é a sentença de mérito, já no aspecto subjetivo surge o elemento constitutivo : a relação jurídica processual onde estão contidos os sujeitos processuais, o objeto da relação processual, pressupostos processuais e as formas do procedimento.

Existem alguns princípios gerais que são informadores do processo:

1°) Imparcialidade do juiz; no processo o juiz está em posição de superioridade, pois exerce a jurisdição, mas em relação, inter partes, diz o direito e soluciona o conflito sem nenhum favorecimento, a qualquer uma das partes.

2°) Igualdade processual; versa a CF em seu art 5°, caput, de que todas as pessoas são iguais perante a lei, mas no processo penal devido ao também, constitucional, princípio do favor rei, o acusado goza desse beneficio que diz que na dúvida deve-se optar pela solução mais favorável ao acusado.

3°) Contraditório; as partes serão ouvidas e terão a oportunidade de manifestar-se em igualdade de condições, tendo ciência dos atos processuais e a oportunidade de produzir prova em contrário.

4°) Ampla defesa; aos acusados em processo penal são assegurados todos os meios lícitos de prova em Direito admitidos para a sua defesa (art 5°,LV,CF).

5°) Da ação ou demanda; diante da inércia do Juiz as partes é quem devem cutuca-lo levando até o Magistrado o conflito para que assim seja aplicado o direito a o caso concreto.

6°) Da disponibilidade e da indisponibilidade; disponibilidade, o querelante pode desistir do prosseguimento da ação por ele interposta, e a indisponibilidade, se o promotor de justiça estiver convencido da materialidade em relação a um crime não se excluirá de oferecer a denuncia contra o infrator.

7°) Oficialidade: o titular da ação publica é o Ministério Publico, instituição oficial.

8°) Oficiosidade; após o encerramento de uma fase processual o Juiz determinará que se passe a próxima fase, assim as partes não necessitarão requerer o prosseguimento do feito.

9°) Da verdade formal ou do dispositivo; baseado neste principio o Magistrado pode satisfazer-se quanto a instrução do feito somente com as provas produzidas pelas partes com isso o Juiz da andamento mais rápido a causa.

10°) Da verdade material ou da livre investigação das provas; diante da dificuldade para obtenção de provas, esgotadas todas possibilidades para alcançar a verdade real dos fatos” O que não esta nos autos não esta no mundo”.

11°) Do impulso oficial; havendo a instauração do processo o Juiz deve conduzi-lo até o ato final que é a sentença.

12°) Da persuasão racional do Juiz; o Juiz aprecia o processo de acordo com as regras legais atribui o devido valor ao elemento probatório, sem valoração subjetiva.

13°) Da motivação das decisões judiciais; as decisões judiciais precisam ser fundamentadas e destinadas as partes e tribunais superiores(em caso de recurso), assim possibilitar a estas os respectivos reexames.

14°) Publicidade; conforme art 792 CPP, diz que as audiências sessões e atos processuais são franqueados ao publico somente haverá restrição se a privacidade das partes ou se o interesse social o restringirem.

15°) Lealdade processual; o art 347 CP taxa como crime emprego de meios fraudulentos no processo pois consiste no dever da verdade.

16°) Economia processual; art. 563 e 566 no processo pena não se anulam atos imperfeitos quando não prejudicarem a parte acusatória ou a defesa e quando não tiverem influencia na busca da verdade substancial ou na decisão da causa.

17°) Celeridade processual; esse principio busca a eficácia da prestação jurisdicional pois é assegurado no direito que todas as pessoas sejam ouvidas com as devidas garantias e dentro de um prazo razoável por um Magistrado ou tribunal competente.

18°) Duplo grau de jurisdição; é a possibilidade que se da através de recurso para a revisão de alguma causa que já foi julgada por um Juiz de primeira instancia.

19°) Juiz natural; conforme disposto no art. 5°,LIII,CF ninguém será sentenciado senão pelo Juiz competente.

Significa dizer que a CF assegura a todos os cidadãos o direito de serem julgados somente por órgão do poder judiciário com todas as garantias previstas neste artigo.

20°) Promotor natural; este principio também é assegurado pelo art,5°,CF em que assegura que ninguém será processado senão pelo Órgão do Ministério Publico que tem suas garantias pessoais e institucionais e de absoluta convicção de suas atribuições.

21°) Pretensão punitiva; existe a figura do jus puniendi que consiste no direito de punir qualquer pessoa que venha a cometer um ilícito penal assim no momento em que é praticada a transgressão surge para o Estado o direito de punir.

Princípios informadores do processo penal.

1°) Verdade real: O processo penal busca descobrir a verdade dos fatos que se passaram não admitindo presunções através deste principio ainda que o réu seja revel é necessário a prova cabal por parte da acusação podendo ainda o juiz determinar de oficio a produção de provas que achar necessário.

2°) Legalidade: Se houver a ocorrência de algum fato ilícito nos casos de crime de ação penal publica cabe a autoridade policial proceder com as investigações preliminares e o órgão competente para apresentar a respectiva denuncia é o Ministério Publico.

3°) Autoritariedade: A investigação compete somente as autoridades publicas, ou seja,(delegado, promotor, procurador de justiça).

4°) Iniciativa das partes: Cabe ao ofendido dar inicio ao processo e ao Ministério Publico promover a ação penal publica conforme (CF, art. 129,I).

5°) Promotor natural: Se faz necessário a prefixação do critério de designação, esse critério legal visa garantir julgamento imparcial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com