TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Esquiva e Fuga Com Reforçamentos Negativos

Por:   •  5/6/2020  •  Exam  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  2.525 Visualizações

Página 1 de 2

Explique os processos de esquiva e fuga com reforçamentos negativos. Dê exemplos de cada processo.

Esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados ou incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, isto permite que o indivíduo tenha um tempo de reação que reduz a magnitude do próximo estímulo. Ex: tapar os ouvidos para não ouvir o barulho dos trovões.

Fuga é um processo em que o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. Então, neste caso, só há um estímulo aversivo incondicionado que quando apresentado que quando apresentado, será evitado pelo comportamento de fuga, não se evitando o estímulo aversivo, mas sim, fugindo dele depois de iniciado. Ex: fechar a porta para não ouvir mais trovões, ou ir embora.

A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante. Esse conceito está atrelado ao comportamento reflexo. Conceitue cada um deles e dê exemplos. *

Comportamento Reflexo ou Respondente, Comportamento Operante e Reforçamento.

O comportamento Reflexo ou Respondente é um comportamento involuntário e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente, ou seja, são comportamento que independem da aprendizagem, o corpo simplesmente reage. Exemplo: o arrepio da pele provocado por uma onda de ar frio.

Comportamento Operante esse comportamento caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente, ele abrange um grande leque da atividade humana, incluindo todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre algo ou faz algo ao mundo em redor. Ele opera direta e indiretamente. Exemplo: o comportamento do bebê de balbuciar, agarrar e olhar os enfeites do berço, ler um livro, chamar um taxi com um gesto de mão, etc.

Reforçamento é toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta, podendo ser positivo ou negativo.

O positivo aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Exemplo: dar uma recompensa ao cão por um bom comportamento ou por obedecer um comando.

O negativo aumenta a probabilidade de futura resposta que o remove ou atenua. Ex: Lavar a louça para evitar uma discussão em casa, passar bastante protetor solar antes de ir à praia para evitar queimaduras.

Quais são as características atribuídas ao senso comum e ao conhecimento científico? Dê exemplos

O senso comum são conhecimentos que adquirimos no dia-a-dia, sem a necessidade de estudo, apenas pela nossa rotina, ou que se passa de geração em geração. A ciência é um conhecimento que adquirimos através de estudos detalhados, afastando-se da realidade e estudando casos de forma isolada. Ex: quando a maçã caiu na cabeça de Newton, no senso comum ele aprendeu a não ficar embaixo de árvores, pois uma fruta pode cair em sua cabeça. Afastando-se da realidade e estudando o porquê de a maçã ter caído, ele fez ciência criando assim a lei da gravidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com