TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre o filme Germinal

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  6.927 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre o filme Germinal:

1) Através do filme, é possível observar o fenômeno da confrontação entre patrões e empregados. Em que condições estas lutas eram desenvolvidas?

R: O filme faz relatos sobre os trabalhadores de uma mina onde mulheres, crianças, idosos e homens trabalhavam sem equipamentos de segurança, com pouca comida e aguá e um salário que dava somente para o sustento da família. Percebendo esta situação Etienne começa a influenciar os outras trabalhadores para que façam greves, entretanto os patrões não concdeu a greve, o que fez com que os mineradores travasem uma luta contra eles. Então os patrões contrataram os belgas para trabalhar fazendo com que os mineradores voltassem a trabalhar nas mesmas condições.

2) Em análise ao filme, temos que o personagem de Gerard Depardieu representava a estagnação no contexto social, enquanto o personagem "Etienne" representava uma mudança no processo da eclosão de movimentos sindicais. Por quê? Explique/justifique.

R: Gerard Depardieu: Era o funcionário mais antigo e respeitado, não faz nada quanto a situação sua e de sua família.

Etienne: Homem que recém havia chegado e estava desempregado, possuía um espírito contestador e revolucionário, ao ver a situação precária que todos ali viviam decide influenciar os outros trabalhadores para que fizessem uma greve em busca de melhores condições de trabalho e decide lutar junto as eles, entretanto eles não obtiveram êxito.

3) Quais são os contrastes sociais das situações que se pode extrair do filme?

R: O contraste social do filme esta presente entre os patroes (os donos das minas, ''burguesia'') e os funcionários (trabalhadores das minas) enquanto os trabalhadores das minas trabalhavam em condições precárias sem segurança, ganhavam muito mal, seus salários davam apenas para o sustento da família, as crianças não podiam mais comer pão e água em virtude de cólicas que davam neles porque a forma em que eram armazenadas a comida fazia com que ela estragasse, não podiam comprar muita comida, não possuíam privacidade em casa, as mães para poder dar comida aos filhos faziam trocas sexuais com os comerciantes.

Já no outro lado tínhamos os donos das minas que não se preocupavam com a situação de seus funcionários, eles se importavam apenas com a economia e a politíca, quando foram multados por um desabamento eles jogaram a culpa nos funcionários e abaixavam os salários dos trabalhadores dizendo que estavam na mesma situação em que eles se encontravam. A diferença social era visivel, pois os patrões possuíam comida farta, alegria e tranqüilidade, como podemos notar em um noivado que aconteceu no decorrer do filme.

4) O que este filme retrata em relação ao movimento grevista? E em relação ao sindicalismo?

R: Após ver a situação precaria Etienne propõe uma greve aos funcionários em buscas de melhorias no locas de trabalho e nos salários, entretanto nem todos aderem a greve e são chamados de traidores. O mesmo operário que propôs a greve se torna chefe do sindicato deles e a greve se espande. O filme procura mostrar o surgimento das greves na frança juntamente com o sindicalismo.

5) Observa-se, que o enredo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com